top of page

Safari na Tanzânia

Embora muitos achavam loucura nós irmos tão pequeninas para África, pois tinha ebola, malária, sei lá o quê, mas a gente foi, e foi muito bom e tranquilo! Fomos comemorar os 40 anos do papai e a vovó e o vovô foram junto.


Um vôo longo cheio de escalas, de São Paulo a Johanesburgo e enfim, chegar a a Arusha, onde ficam os principais pontos a visitar na Tanzânia, do Kilimanjaro ao Serengueti.


ARUSHA

Em Arusha começamos visitando uma comunidade e fizemos amigos africanos e entendemos como eles vivem e brincam dentro das várias limitações que tem. Nos divertimos muito!

Corremos e exploramos a plantação de milho! As casas rústicas da comunidade. Em uma delas tinha uma mamãe amamentando um bebê que havia nascido nestes dias. Na mesma casa um fogãozinho a lenha e uma cabra.

Visitamos uma escola, que estava vazia por ser período de férias, mas logo apareceram muitas crianças para brincar com a gente e fiz amigos! Aproveitei para ter uma aula de geografia africana e aprender coisas sobre este continente. Olhei o mapa direitinho, como fazia a Dora Aventureira.


SAFARI - Serengueti e Ngorongoro Crater


Planejamos um safari de 8 dias por vários parques, principalmente a cratera de Ngorongoro e o Serengueti e vimos muitos bichos. A Betina começou as suas primeiras palavras pronunciando girafa. Foi muito divertido dormir em cabanas e a noite ver um céu tão estrelado!


Eu achei que ia cansar de ficar muito tempo dentro do carro e a minha irmã ainda mais, mas foi o contrário! Passávamos o dia no carro, mas tínhamos paradas para pic-nic, para correr e gastar energia. E quando encontrávamos um bicho era uma farra!


O nosso cochilo era uma delícia. O balanço da estrada de pedra ninava a gente que era uma beleza, mas o Saidi tinha que dirigir bem devagar.


As vezes tinhamos que sair correndo quando a Betina começava a reclamar e o elefante se aborrecia, mas na maioria das vezes nos comportamos bem. E o nosso guia tinha experiência e paciência com a gente, sabia bem fugir na hora certa. Saidi era o nome dele.


O carro sempre muito sujo, mas a Benita, adora subir por ele! E como ela não gosta de usar sapatos, lembro me corremos pela relva e ela de meias, foi engraçado, mas acho que no fim a mamãe ficou preocupada.


Registrei todos os momentos pelo celular, para poder depois escrever meu blog


Ver os animais era uma diversão com a Betina, pois ela se esforçava em falar o nome deles. Ela tinha só 1 ano e dois meses, assim o primeiro que saiu foi "gia" que era girafa.

Em uma parada segura decemos para caminhar. Como saímos bem cedo ainda dormnindo, a mamãe esqueceu o sapato da Betina. Ai não teve jeito ela queria correr e teve que correr de meias. Veja que tem uma girafa lá trás observando a gente.


Chegamos a vila da tribo Masai, o auge da viagem!

Muita descoberta com aquele povo que gostava de pular. Eles eram realmente muito diferentes da gente.


A Betina ficou de olho no seu amigo, ele tomava o seu leitinho naquela canequinha suja.


Esta casinha é a escola deles, parecia a música da casa engraçada, pois não tinha cadeira, não tinha nada. Mas tinha um quadro de giz. Este momento dentro da escola, foi um encontro divertido com todas as crianças da vila Masai. Acho que eles não costumavam ver bebês pequenos como a Betina.

Até que carregaram a Betina no colo, mas ela não gosta e reclamou.


A Betina ficou muito intrigada com a dança dos homens que saltavam muito alto. Ela até arriscou uns saltos, foi engraçado!

Em um momento, me conectei com aquela pequenina de pés descalços, fiquei um momento ali com ela, conversando pelo nosso olhar, afinal não entendia o que ela dizia. Era hora de dar tchau para eles, queria que eles ficassem bem.

Fim do Safari, visita ao orfanato

Ao final da viagem ainda conseguimos visitar um orfanato administrado pelo hotel que ficamos, o Rothia Valley, onde Betina conseguiu uma bola para rolar com as crianças e ficou bem sujinha. Foi também divertido conhecer a horta do orfanato!


Fechando com descanso nas praias lindas de Zanzibar

De Arusha pegamos um vôo para Zanzibar, uma ilha linda da Tanzânia. Agora era o momento de relaxar da viagem e fazer castelinhos de areia. Uma praia linda, uma piscina gostosa. Só não gostei das águas vivas. Logo no primeiro dia, aquele mar de águas claras lindas me queimaram e eu chorei muito! Mas foi mais um susto, quando passou, pouco a pouco já estava de volta ao mar, afinal eu me chamo Marina!


O difícil era convencer a Betina que não podia comer as conchinhas da praia, a mamãe ficava doidinha!

E o bom que não é só na Bahia que tem rede, em Zanzibar tinha também.


Aqui sou em um terraço de Stone Town, a cidade de zanzibar, uma cidade interessante, diferente, de cultura árabe.

Tchau pessoal, até a próxima. Deixo abaixo algumas dicas da Tânzania.


Dicas da Tanzânia:

– Maior preocupação é a malária, mas acreditamos que por serem zonas altas o risco seja menor. Repelente, calças e mangas compridas e positivismo para espantar o mosquito.

-Toda a viagem já saiu estruturada: hotéis, carro do safari, refeições, assim a viagem com menos dor de cabeça e de barriga de todas, quase não foi preciso usar o estoque de papinhas que levamos para a Betina.


– Pontos altos: Ngorongoro Crater, Serengueti, Vila Masai e Zanzibar. Dormir nas cabanas no parque de Tarangire e visitar as comunidades em Arusha

– Comece pelo Lonely Planet. Quem montou nosso roteiro de safari foi a African Travel Resource, voamos South African Airways. A volta é longa e requer dormir em Dar es Salam, a capital da Tanzânia

– Quando ir? Nós fomos em janeiro e pegamos temperaturas amenas, bem pouca chuva (quase nada) e a migração dos Gnus (wildbeast) que é incrível e deixa o Serengueti sul cheio de bichos.

- Cuidado com as vespas no safari do Tarangire. O Saidi conseguiu fugir muito bem delas

Onde ficar, dicas de alguns hotéis:

A recepção com muita dança e drinks do farmhouse. Adoramos!

Delícia de cabanas, piscina, orfanato para brincar com as crianças e uma linda causa dos proprietários do hotel.



Super selvagem no meio do parque!. Boa infra, sem frescuras.


Bem mais agitado que os outros, por ser o Serengueti, ótima infra e comida para crianças!



Simples, sem frescura, em linda praia de Zanzibar


As fotos do safari estão em nosso álbum do google fotos!


bottom of page