top of page

Carnaval no Pantanal e Chapada dos Guimarães

Mais uma vez planejamento para um carnaval em cima da hora. Primeiro a pesquisa dos vôos acessiveis nos indicou destino Cuiabá. Então era hora de conhecer a região norte do Pantanal.

CUIABÁ

A nossa base nos primeiros dias foi Cuiabá e aí fizemos viagens diárias de ida e volta no seu entorno, já que foi impossivel encontrar hospedagem de última hora em Chapada dos Guimarães. Mas lá fomos a Chapada nos aventurar e conhecer.

CHAPADA DOS GUIMARÃES

A maioria dos passeios na Chapada eram restritos e trilhas longas para crianças, como os principais Cidade da Pedra e Caverna do Jari e Lagoa Azul. A nossa primeira parada foi o centro geodésico do Brasil, um lugar um tanto exotérico e pra mim apenas um lugar para correr. A chapada fica a uma hora de carro de Cuiabá.

Conseguimos conhecer boas cachoeiras ao redor da cidade, com infra-estrutura de apoio e fácil de tomar banho, apesar da água gelada.


A tarde voltamos para almoçar no centrinho da cidade

E após um bom almoço, conseguimos ainda curtir marchinhas de carnaval e correr atrás do trio-elétrico. Foi tão divertido, que quase não queriamos sair dali para voltar a Cuiabá.

NOBRES

Nosso segundo dia fomos aproveitar as flutuações e ver peixinhos na região de Nobres. É uma mini-Bonito. Nobres já é mais longe que a chapada, mas também foi possível fazer em um dia. Fizemos uma flutuação incrível no Aquário. Eu me diverti muito, afinal, me chamo Marina, sou do mar, adoro água!

Betina escrevendo agora. Esta tal de flutuação foi algo curioso. Enquanto ficamos ali na piscininha vendo peixinhos foi uma farra. Vesti aquela roupa que boia e tudo bem. Mas descer a corredeira rio abaixo, me cansou. Foram 45 minutos de flutuação, fiz todo o percurso sem reclamar, mas eu era muto pequenina, para realmente me divertir, como se divertiu a Marina.

PANTANAL

3o dia, hora de acordar cedo e partir para a transpantaneira, estrada que nos levaria ao município de Poconé no Pantanal, destino Pousada Rio Claro.

Chegamos a tarde e partimos a explorar a fazenda da pousada.

Escalamos a charrete

Adoramos brincar nesta casinha de sapé

Eram muitas capivaras, muitas mesmo. E elas se misturavam com os porcos no banho de lama.

E o Jacaré Zico que vivia na beira do rio? A gente adorava ir lá com os moços, que faziam ele abrir a boca. Ai que medo!


Passear no pasto e ver as vaquinhas e os bezerros também era muito divertido.

SAFARI NO PANTANAL

Nosso segundo dia fomos fazer nosso safari de barco peos rios do pantanal. Foi incrível! Vimos muitos pássaros, gaviões e foi uma super diversão! Hoje algumas nuvens esparssas deixaram o sol mais ameno para o passeio, que sorte.



CAVALGADA

No nosso último dia nos despedimos da fazenda com uma cavalgada. A Betina passeou um pouquinho no cavalo, mas desistiu, mas eu fiz toda a cavalgada do grupo. Duas horas divertidas ond passamos até por brejos bem fundos. Aqui eu me descobri uma futura amazona.



Saimos com certa folga para evitar congestionamento de carnaval na estrada. Chegamos em Cuiabaá com um pouco de folga para o nosso vôo ao fim da tarde, ai demos um passadinha no shopping antes de seguir para o aeroporto.

DICAS DESTA VIAGEM

- É totalmente possível conhecer a Chapada dos Guimarães e Nobres em viagens bate-volta de Cuiabá. Mas pernoitar na Chapada deve ser uma delícia e corta a viagem a Nobres, que é mais ao norte da chapada. Se planejar melhor e ter mas tempo por lá, deve até ser possivel fazer as trilhas mais longas com criança.

- Ir ao Pantanal no carnaval é bom, mas é bem quente. As nossas origens baianas nos salvaram. Quente e úmido. Chovia muito, o que limitava os passeios, mas demos sorte e a chuva não atrapalhou. Mesmo assim, tomar banho de chuva naquele calor seria bom

- Outro contra-tempo que acabava em diversão era a queda de energia na pousada, ficar no escuro era muito legal, o problema era ficar sem ar-condicionado

- E repelente tem que levar muito. Sim, tem mosquito!

- No resto, tudo diversão, aventura, alegria e história para contar.

bottom of page