Escandinávia com Islândia de motor-home

Lá vamos nós depois do fim do mundo para o extremo norte, a Escandinávia, terra dos Vikings, da aurora boreal e do sol da meia-noite, sem contar o Papai Noel.

ESCALA EM AMSTERDAM

Para chegar a Reykjavik, capital da Islândia, fizemos um vôo via Amsterdam. Primeiro trecho noturno nos comportamos bem, dormimos todo o vôo para aproveitar bem a escala de um dia em Amsterdam. Deu tempo de fazermos um belo passeio de bicicleta por esta linda cidade. E foi muito divertido. O local de aluguel de bicicleta fica ao lado da estação central, que é facilmente acessivel de trem do aeroporto.

Embarcamos as 22:30 para Reykjavik, o fuso horário estava a nosso favor, e já que não haviamos pedalado, resistimos bravamente as quase 3h de vôo, super acordadas, sem pestanejar na bagunça pelo avião.

ISLÂNDIA

Em Reykjavik conhecemos o nosso caminhão-casa, nosso abrigo e transporte por 6 dias na região sul da Islândia. Um barato!

Apresentamos aqui a nossa casa. Na parte de trás, quarto e banheiro. Ao lado esquerdo a geladeira e atrás da gente o fogão. Levamos nossas cadeirinhas do Brasil e o tamanho do motor-home tinha que ser para ter espaço para prender nossas cadeirinhas. Este é um detalhe muito importante!

Noite 1: Cachoeiras de Gljufrafoss proximo a ilha de Vestmannaeyjar

Fizemos a nossa parada em um camping próximo a duas lindas cachoeiras na região do Glaciar e vulcão Eyjafjallajokul, aquele que parou a Europa quando soltou cinzas em 2010. Podíamos caminhar por trás da cachoeira, mas não achamos nenhum pote de ouro.

Noite 2: Jokulsarlon

Passamos pelo ponto mais ao sul da islândia numa praia de areia preta, e segundo a Betina, uma areia gostosa, afinal ela provou. Adorei esta praia, fizemos castelinho, escalei nas suas pedras, vimos os pássaros diferentes daqui, e o sol apareceu forte.

Hoje dormimos com vista privilegiada a lago de icebergs. Jantamos vendo iceberg passar e as geleiras ao fundo. Nos divertimos jogando pedrinhas no gelo. Ali não tinha camping, mas seguramente era um local preferido dos motorhomes, tinha muitos deles.

Noite 3: Parque Nacional de Skaftafell

Tomamos o rumo de volta a Reykjavik e pernoitamos neste incrível parque. Ai fizemos nossa trilha para ver a linda cachoeira de Skaftafell. Foi uma caminhada de uma hora com subida, mas fomos rápidas. A Betina se sentia a Dora aventureira com a sua mochila.

Noite 4: Gulfoss

Antes de chegar a Gulfoss, uma bela cachoeira no caminho, Skogafoss. E a nossa diversão era subir todos os degraus para chegar no topo da cachoeira e de lá, um belo picnic apreciando a bela vista do vale.

Conhecido como o Golden Ring de Reykjavik, chegando primeiro a Geysir onde pudemos aqueles geisers explodirem.

Dormimos em um camping próximo ao estábulo de cavalos. Os cavalos daqui são incríveis, fortes e cabeludos e eu dormi sonhando com a minha cavalgada do dia seguinte.

Noite 5: Reykjavik

Fiquei triste, porque este dia amanheceu chovendo e não pude fazer a minha cavalgada. A enorme cachoeira de Gulfoss visitamos debaixo de chuva e vento, ainda bem que nossas super capas protetora nos protegeram.

Continuando pelo Golden Ring pasamos por Pingvellir, sítio historico da UNESCO onde explica a origem dos vikings na Islândia. E estávamos muito preguiçosas, contratamos motoristas para empurrar nossos carrinhos

Chegamos ao fim da tarde em Reykjavik e fomos conhecer a capital da Islândia. Muito divertida, a Betina adorou as bicicletas a cada esquina e eu explorei cada canto da cidade, tinha até rua de arco-íris. Terminamos a noite na piscina termal Laugardslaug, que era ao lado do camping. Com muito tobogan e agua quente foi diversão garantida, amamos!

Último dia: Blue Lagoon

Esta era a grande expectativa, diziam ser a Torre Eiffel da Islândia em sua importância turistica, mas confeço-lhe que não gostei. Tinha algo estranho naquela lagoa que me incomodou. Fiquei de mal-humor e não curti. E também não entendi a graça que a Betina achou, porque ela gostou muito

NORUEGA

No dia seguinte tomamos nosso vôo para Bergen.

Bergen

Bergen parecia uma cidade de bonecas, brincamos muito por suas ruas e o mais legal foi o parquinho que encontramos lá em cima do morro no Floien. Foi um dia muito divertido, ensolarado, subimos o morro no funicular e lá em cima brincamos muito. A descida fizemos caminhando e pudemos aproveitar as belas vistas.

Bryggen

É o bairro antigo, com casinhas que parecem de boneca. Brincamos muito por suas ruas e escadas de madeira.

Flam e os Fiordes

Pegamos o barco para conhecer os fiordes e seguimos até a cidadezinha de Flam. Lá passeamos de bicicleta pela região, conhecemos as paisagens, as vacas gordas e peludas e acabei virando atração turística dos chineses que por ali passavam. Eles achavam que eu era norueguesa eheheh. Retornamos de trem a Bergen, um passeio bonito.

Adeus Noruega! Lá vamos nós para Estocolmo!!

ESTOCOLMO

Chegamos a Suécia! Passeamos por Gamla STan, o bairro antigo, fomos ao museu aberto de Skansen e a uma ilha divertida. Só nos faltou tempo para visitar o super recomendado www.junibacken.se

E a diversão também foi poder conhecer todos os possíveis meios de transporte: bicicleta, ônibus, metrô, carro, barco...

DICAS:

Alugue o motor-home em Camper Iceland e viaje livremente pela Islândia!

Verão lá faz frio, casaco e sapatos fechados

Aproveite as piscinas termais

pic-nic em um parque em Estocolmo