top of page

Pico da Bandeira!

Minha primeira viagem de trilha, foi direto para subir o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto pico brasileiro, e digamos assim, o primeiro mais alto pico brasileiro acessível, pois os outros dois ficam lá longe no meio da floresta amazônica. Claro que eu antes de decidir chegar a este desafio, experimentei outras boas trilhas em nossas viagens anteriores, e caminhar e subir morro nunca foi dificil para mim. Pelo contrário, adoro e sou muito rápida, deixo muito adulto de lingua para fora para trás rsrsrsrsrs....

Tudo começou quando soubemos que papai ia trabalhar, justo no feriado do trabalho, em Vitória no Espirito Santo, e que por isso nossa viagem de feriado estava comprometida. Mas então, com apoio da minha mamãe, fomos todos para Vitória passar o feriadão. Mas o que fazer em Vitória?

Primeiro o bacana de Vitória é conhecer a Vila Velha e o Convento do Carmo, para um belo visual das duas cidades, Vila Velha e Vitória.

E depois pegar o carro alugado e seguir viagem para o parque nacional da Serra do Caparaó. No caminho ainda deu para passar por Guarapari e comer uma boa moqueca capixaba.

Lá vamos nós em direção a divisa do estado do Espírito Santo com Minas Gerais, ao pequeno distrito de Pedra Menina próximo ao parque da Serra do Caparaó, onde fica o pico da Bandeira. Foram aproximadamente 5horas de viagem, em estradas tranquila, exceto o trecho de BR, com muito caminhão. No caminho apreciamos as montanhas capixabas com formações engraçadas. Ah, importante avisar, as estradas são arapucas de radar para todo lado, acionar o waze é de extrema necessidade!

No distrito de Pedra Menina estava tendo festa pelo dia do trabalho e fizemos amigos e assisti uma linda quadrilha! Ficamos numa casinha de campo pequenina e aconchegante, pelo airbnb. Era de uma família local muito hospitaleira, o lado de uma fazendinha, e com uma vista linda a Pedra Menina e ao nascer da lua cheia que brilhou linda todos os dias.

Em nosso primeiro dia de passeio fomos conhecer o parque nacional do Caparaó, fazendo pequenas trilhas por lindas cachoeiras para aquecer as pernas para a grande subida do dia seguinte ao Pico da Bandeira.

Lindas trilhas com samambaias selvagens.

E cachoeiras bonitas, mas de águas muito geladas! Eu até que queria mergulhar, mas não fui autorizada.

Ao voltar do nosso passeio paramos na pousada Vila Januária para brincar pelo jardim e apreciar a vista do vale.

Mas antes de ir embora eu fiz questão de experimentar e pisar em um formigueiro e ali deixei a minha pegada!

De volta pela linda estrada de acesso ao parque acompanhamos um lindo arco-íris e quase chegamos ao pote de ouro no final!

PICO DA BANDEIRA

E chegou o grande dia! Acordamos bem cedinho, a névoa cobria ainda todo o vale e o sol ainda nascia tímido atrás da Pedra Menina. Tomamos um café da manhã reforçado e seguimos para o parque. A portaria do parque abria as 7 da manhã e passamos por ali as 7:30. Ás 8:00 chegamos ao Terreirão (2.370m), o acampamento base, acessivel por carro e ponto de partida para a nossa subida. A expectativa era completar os 4,2km de trilha, em 4 horas, pois tínhamos que vencer o desnível de 522m de altitude até o pico.

A trilha é muito bem sinalizada e nós nem precisamos de guia! A cada plaquinha de 500m de caminhada vencidos parávamos 5 minutos para descançar, mais ou menos isso, um total de 4.500m percorridos em 522m de desnivel.

E a cada parada, uma linda paisagem para apreciar! Tínhamos feito uma aposta de conseguir chegar ao pico antes das nuvens que iam formando de um lado da montanha e nos acompanhavam. O dia estava perfeito para a aventura!

Aqui já estávamos quase lá, era a subida final para a chegada ao pico!

E lá chegamos em 3 horas e 06 segundos! Consegui orgulhosamente fazer o trajeto em tempo mínimo de adulto! Fomos os segundos a chegar no pico! Apenas o casal que saiu junto conosco, chegou ao pico meia hora antes de nós!

Muitos elogios recebi ao longo do caminho, não havia crianças por ali, os adultos ficavam surpresos ao me ver e me davam votos de força e coragem! E eu seguia firme na minha subida!! As 11 horas chegamos ao pico da Bandeira, chegamos antes das nuvens, pudemos ver todo o visual. Ali ficamos por uma hora de pic-nic e o pessoal foi chegando e as nuvens também. Recuperamos a energia para a decida. Começamos a descer ao meio dia e chegamos ao terreirão em pouco mais de duas horas. Vamos dizer que a descida é mais dificil, a mamãe sofreu com o joelho. Felizmente as nuvens cobriram o sol e a descida foi bem arejada!

Veja o meu documentário da subida no vídeo a seguir e mais fotos da subida e descida na galeria de fotos. Dica é almoçar no lindo Restaurante do Lago e ali relaxar depois da caminhada!

PEDRA AZUL

Em nosso retorno a Vitória passamos pela charmosa vila da Pedra Azul, um lugar encantador, com a marca do Espirito Santo, montanhas curiosas, a Pedra Azul e seu lagarto

Bastante atividade para criança como o passeio de ponei que não valeu nada a pena, coisa de criancinha dar duas voltinhas num cavalo segurado por um adulto....

E infelizmente, por ser feriado, o parque estava muito cheio e não conseguimos fazer a trilha para escalar a pedra azul. E confesso que eu estava cansada de ontem e nem quis andar até a entrada do parque, foi a Betina que continuou e tirou esta foto com os bichos empalhados da região.

E assim termina nossa história no Espirtio Santo, um abraço a todos!

bottom of page