O Jalapão é bruto, mas é lindo!

Continuando nossas férias e aventuras lá vamos nós rumo ao centro-oeste brasileiro conhecer uma nova região e um novo estado, Tocantins! O objetivo é chegar ao Jalapão. Partimos de Salvador com um vôo da Azul com conexão em Goiânia, chegamos em Palmas pela madrugada, direto ao hotel, para no dia seguinte partir em excursão ao Jalapão.

A nossa primeira viagem não autônoma, isto é, optamos por uma pacote turístico e ao fim percebemos que para o Jalapão, é melhor assim. Porque? Pois o Jalapão é bruto, assim dizem os locais por aqui. E é bruto pois para chegar a todos os atrativos, há que enfrentar muita estrada de terra, muito saculejo no carro e fazê-lo sem um guia, é complicado. É o guia que dirige, sabe as direções, as boas dicas, pois ali tudo é muito pouco sinalizado e é um ermo. Os pacotes são bem caros, mas alugar um carro 4x4 em Palmas também não é barato. Importante pesquisar e ver as diversas opções que existem, pois existem pacotes de todos os tipos. E a primeira dica! Se você tem problemas de enjoo em viagens muito longas de carro, não vá, ou se for, leve aquela farmacinha básica anti-enjoo. E Lembre-se de levar a cadeirinha ou booster, ou pedir na agência. E não precisa se preocupar com comida, o carro vem cheio de comida! O que não pode é ter frescura no Jalapão, tem que comer de tudo!

Optamos em fazer a nossa viagem com a agência Jalapão Selvagem, com um pacote com o nosso perfil, preço mais acessível, tudo muito prático e sem frescuras, mas com o principal, um guia muito paciente e divertido para conseguir nos distrair muito nas longas horas dentro do carro. O Irineu, como ele se chamava, nos surpreendeu com uma playlist que agradava a mamãe e o papai e nós também. Sente o clima com o "soco-soco-bate-bate" na brutalidade do Jalapão.

Vamos nos situar um pouco. Abaixo um mapa de situação. É preciso dormir uma noite em cada lugar, pois não há como ficar ir e voltando dos passeios nem usar algum local como base. Nós fizemos o tour Ponte Alta - Mateiros - São Felix de Tocantins (4 dias e 3 noites)

Então vamos lá, começar a aventura de 4 dias no Jalapão.

Primeiro dia • Cânion do Sussuapara • Cachoeira do Rio Soninho • Pedra Furada (pôr do sol) • (Pousada em Ponte Alta)

Seguimos rumo a cidade de Ponte Alta onde almoçamos e iriamos explorar a área. Até Ponte Alto, asfalto tranquilo, de lá que começa a aventura, já no primeiro dia o trajeto em estrada de barro até o cânion é bem longo, mas é um cânion interessante

e depois somos recompensadas com um delicioso banho de rio no Rio Soninho, após visitar a cachoeira.

Dali seguimos para a Pedra Furada onde íamos ver o por-do-sol. Um grande morro no meio do nada e uma pedra furada multi-cores.

Ao fim, o pôr-do sol foi lindo, mas o bom mesmo foi brincar naquela areia colorida e se sujar bastante!

Nosso primeiro dia foi longo! Saímos as 08:00 horas de Palmas e só voltamos a pousada em Ponte Alta as 08:00, e assim foi o ritmo do Jalapão!

Segundo dia: • Cachoeira da Velha • Prainha Rio Novo • Pôr do sol Dunas • (Pousada em Mateiros)

Como sempre acordar cedo para aproveitar o dia, e com a eficiência do Irineu ser o primeiro a chegar nos atrativos antes dos numerosos grupos que estavam por ali, afinal era julho, mês de férias.

Nossa primeira parada foi para apreciar a cachoeira da Velha,

e dali seguimos para a linda prainha paradisíaca do Rio Novo

Que lugar delicioso. Ali brincamos muito na areia ou subindo pelos galhos de arvores a beira para saltar na água.

Almoçamos por ali mesmo em um pique-nique bem servido e partimos para a melhor das atrações!

No meio do caminho paramos em um vilarejo para um delicioso sorvete de cupuaçu e uns momentos divertidos em um redário! Afinal, nós gostamos de uma rede!!

Chegamos às dunas para o por-do-sol. Estas dunas já fazem parte do parque do jalapão, e que lugar incrível! Dica importante aqui, não esqueça do repelente, ali somos presas fáceis, no momento que mosquitos e mutucas estão famintos e a espera de carne como a nossa!

Passamos por um brejo de diversão...

até subir a duna e nos libertarmos por lá!

E a partir dai começar a explorá-la sem limite, nem cansaço!

Após o por-do-sol, mais uma hora de estrada para chegar em Mateiros uma cidade pequena onde íamos dormir.

Terceiro dia: • Cachoeira do Formiga • Fervedouro do Ceiça • Mumbuca (Artesanato) • Fervedouro Encontro das águas • Fervedouro do Alecrim • Fervedouro do Bela Vista (Pousada em São Félix)

Chegou o grande dia dos fervedouros do Jalapão! Saímos cedo para ser as primeiras a chegar nos fervedouros, e conseguimos!

O primeiro fervedouro, já foi um encanto total, o fervedouro Ceiça. O fenômeno é incrível, parece areia movediça, mas não afundamos.

As águas cristalinas eram uma beleza para mergulhar de olhos abertos e brincar muito embaixo d´água

Dali corremos para outro fervedouro, o Encontro das Águas, que tem este nome pois as águas que brotavam do fervedouro desaguavam no Rio Novo e este encontro de águas era incrível. A água do fervedouro, mais quente e límpida, a do Rio Novo mais escura e mais fria.

Diversão no fervedouro com muitos saltos,

E o mais divertido era deixar-se levar pela correnteza...

Depois fomos a cachoeira do Formiga, mais um lugar cheio de emoção com muitos saltos e correntezas a vencer, confira no vídeo!

Confira neste vídeo os nossos saltos e mergulhos nas maravilhas do Jalapão!

Antes de terminar nosso dia de fervedouros visitamos a vila de quilombolas Mumbuca, onde achamos uma lojinha de capim dourado e compramos umas lembrancinhas.

Já em direção a São Félix, conseguimos adiantar o passo e antecipar fervedouros em nosso roteiro, passamos pelo fervedouro Alecrim.

E chegamos a pousada Bela Vista onde fica o fervedouro Bela Vista. O bom de ficar nesta pousada é que pudemos tomar banho neste lindo fervedouro também á noite.

Quarto dia: • Rio Sono • Cachoeira das Araras • Serra da Catedral • Mirante do Morro Vermelho

Ao sair cedinho tivemos um último banho na cachoeira das Araras antes de pegar estrada em direção a Palmas

Betina e mamãe se encantaram com a árvore bolota, típica da região, linda apesar de ser fedida.

Paramos em uma fazenda para almoçar e ali próximo ficava o Morro Vermelho que escalei com o meu pai, muito bacana apesar do sol escaldante. A mamãe ficou lá embaixo com a Betina que enjoo e vomitou no carro! A sorte que o estrago foi bem pouco e foi bem no fim da viagem!

Conseguimos chegar em Palmas em tempo para o entardecer na Praia da Graciosa, que lugar bacana. Estava acontecendo uma feira gastronômica e pudemos aproveitar e degustar os pratos da região, fechando assim com chave de ouro nosso tour do Jalapão!