Seis dias desbravando as altitudes desérticas e vinhedos do norte da Argentina. Incrivel!! Este ano foi favorável quando o dia 15 de novembro (aniversário da Betina e feriado no Brasil) fez ponte com o feriado de 20 de novembro, ficando assim mais longo que o carnaval e perfeito para uma viagem um pouquinho mais longe.
Lá vamos nós, primeira parada CÓRDOBA!
Com um vôo horrivel da Aerolineas Argentinas, passamos a noite dormindo em bancos no aeroporto Ezeiza de Buenos Aires. Partimos depois da meia noite de Guarulhos, chegamos depois das duas da manhã, mas o vôo para Córdoba apenas saia depois das 7 da manhã, então só nos restava esperar no aeroporto, mas passou rápido, conseguimos dormir nas poucas cadeiras por ali.
As 9 da manhã pousamos em Córdoba e passamos dia em um city tour intenso para conhecer a cidade.
Catedrais muito bonitas para serem visitadas, um museu com dinossauros interessante e pose para foto com propósito: Córdoba terra de mulheres produtoras! E aprendemos que é para produzir não só filhos (reproduzir) mas produzir de tudo nesta vida! PRODUTIVIDADE!!
Depois de um longo passeio por Córdoba era hora de retornar ao aeroporto e seguir viagem de avião para Jujuy, pegar nosso carro e seguir até Salta, onde iamos passar a primeira noite. Foram 24 horas intensas de traslado São Paulo - Salta!
SALTA
Uma cidade com umas pequenas igrejas para ver e uma vida noturna. Fizemos uma passeio rápido pelo centro e partimos para uma longa estrada rumo ao sul da província.
Em Salta recomendamos muito o Hotel boutique La Candela
CAFAYATE
Após quase quatro horas de estrada desde Salta, já chegando em Cafayate é lindo apreciar o percurso da Quebrada de Las Conchas, com algumas paradas obrigatórias:
Primeira parada: Garganta del Diablo e El Albañez
Dois cânions muito imponentes e com um paredão para escalar ao som de uma flauta e deixar papai de cabelos em pé.
Segunda parada: Tres Cruces com uma subidinha rápida para ver o visual lá de cima
Ao longo do caminho formações interessantes como o El Sapo e paisagens para tirar foto ao longo do rio que corta a quebrada.
A última parada fizemos no El obelisco, para uma corrida na estrada.
Chegamos na cidade de Cafayate ao entardecer e dormimos por lá.
Em Cafayate recomendamos muito a pousada Casa del Sol
Na cidade estava acontecendo uma corrida de carrinhos com estudantes das escolas das províncias da região e foi muito divertido (mais detalhes em nosso vídeo da Argentina na videoteca).
Visitamos o museu do vinho e conhecemos um pouco sobre vinhos e vinícolas da região, mas o que mais gostamos foi visitar a fazenda de cabras e comer muito queijo de cabra!
E então seguimos rumo a Cachi pela estrada de rípio (cascalho) pelas belas paisagems da Quebrada de las Flechas.
A parada obrigatória para uma subida fácil e vista de arrepiar é no El Ventisquero, mas ao longo do caminho a paisagem é incrível e com a nossa trilha sonora melhor ainda.
CACHI
Então chegamos a Cachi, ao entardecer e deu tempo de subir uns paredões na pracinha depois do jantar.
Ao retornar ao nosso chalé Airbnb, fomos recebidas pela flor do cactus, que só florece uma vez por ano, aberta e linda. Quando chegamos ela estava fechadinha.
Dia seguinte era hora de partir cedo e pegar muita estrada, resolvemos dar a volta completa para o nosso próximo destino San Antonio de los Cobres, pois nosso carro não era 4x4 e o trajeto era arriscado, além disso acreditamos que a volta valia a pena pelas paisagens que íamos passar, e foi!
Primeiro passamos por PAYOGASTA, a mais alta vinícola do mundo! Quase quatro mil metros de altura, num belo vale.
Em seguida passamos pelo incrível Parque nacional de los cardones, momento para muitas poses e fotos
Descemos todo o trajeto do Cerro del Obispo, e a cada diferente altitude mudava a paisagem e após dada a volta já chegando em San Antonio de los Cobres, alcançamos grandes altitude e escalamos o pico na Abra Branca
SAN ANTONIO DE LOS COBRES
Uma pequena cidade de paisagem seca e empoeirada, nada por fazer ali e apenas dormir, na unica opção ok de hotel, com boas refeições, o Hotel de las nubes.
Dia seguinte fizemos o trajeto do trem de las nubes e visitamos o Viaducto de la Polvorilla, uma construção impressionante no meio do nada!
Continuamos nosso caminho rumo a província de Jujuy, por um planalto incrível, quando tivemos os prazer de conhecer e correr atrás das lhamas (mais sobre as lhamas no vídeo da Argentina na videoteca)
Deu para curtir muito a brincadeira com as lhamas, pois furou o pneu do carro e ficamos ali um bom tempo trocando o pneu :)
Próxima parada a incrível Salinas Grandes, um lugar fenomenal e palco para muitas fotos!!!
PURMAMARCA
Ao fim do dia chegamos a uma cidadezinha incrível na Quebrada de Humahuaca, a cidade de Purmamarca, para nós a melhor de todas!! Cercada de montanhas coloridas, a intensidade e alegria no artesanato e música quechua (veja o vídeo abaixo), bons restaurantes e muito morro para subir.
É imprescindivel subir os pequenos cerros (morros) ao redor da cidadezinha e fazer a caminhada de 3 km por trás das montanhas. As cores são incríveis.
Em Purmamarca ecomendamos os Departamientos Las Vicuñas e o Restaurante El Meson.
Comprar artesanatos também é legal. Nós nos comportamos e ganhamos duas lhamas, que as batizamos de Dulce y Leche, nosso doce preferido!
TILCARA
Em Tilcara super recomendamos a Pousada Don Juan
Seguindo pela Quebrada de Humahuaca, fomos até a cidade de Humahuaca onde almoçamos e fizemos um rápido passeio pelo centrinho.
Na sequência fomos em busca da montanha de 14 cores, o El Hernocal, outro lugar fantástico! Ali o esforço para subir o morro pedia oxigênio nos pulmões, mas o ar já era bem rarefeito. Entretanto nossos pulmõezinhos são umas draguinhas de oxigênio, somos incansáveis e fomos imunes à qualquer sensibilidade à altitude, e não afetou nenhum pouco nosso pique!
No dia seguinte, nosso último dia fomos conhecer a cidade de Tilcara e o incrível Pucará de Tilcara, uma fortaleza no vale.
Pelo caminho passamos por uma ponte antiga em estrutura metálica com um visual bacana.
Na entrada da fortaleza havia um jardim botânico de cactus que ficamos maravilhadas com àquelas plantinhas diferentes, uma variedade grande de cactus, uma super aula de botânica! O Pucará era um espaço enorme cheio de caminhos por cactus e antigas construções, um lugar que também nos divertimos muito.
Concluído passeio em Tilcara pegamos estrada para Jujuy, a capital da província, onde demos um rápido passeio antes de pegar nosso vôo para Buenos Aires.
Em Buenos Aires apenas pernoitamos para pegar o vôo de manhã rumo a São Paulo. Ainda assim, estava um lindo dia em Buenos Aires e pudemos apreciar àquela bela cidade pelas janelas do nosso Uber.
Esta foi mais uma das nossaviagens incríveis que nunca vamos esquecer (esperamos). Quer ver mais veja nosso vídeo da Argentina na videoteca.
Dica importante para esta viagem: Protetor solar, boné, (vale levar óculos escuros para as salinas) e hidratantes para pele e lábios, pois é tudo muito seco. Não deixem de degustar o dulce de leche, delicioso!