top of page

Canastra, Inhotim, Cipó e Cidades históricas, Carnaval 2019 em MG

Emendar a semana do carnaval abre uma variedade de opções de viagem. Foi uma descisão de última hora e a previsão de chuvas não favorecia, mas mesmo assim resolvemos priorizar a visita a alguns parques nacionais de Minas Gerais que queriamos conhecer e eram mais distantes, precisávamos de um feriado mais longo. A rota ficou assim, inicialmente não iríamos a Serra do Cipó e retornariamos a São Paulo, passando por Ibitipoca. Mas tivemos contratempos na Serra da Canastra, o carro quebrou e voltou guinchado para SP. O roteiro foi adaptado, seguimos de carro alugado outra rota e voltamos de BH para São Paulo de avião.


PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA


1o Dia. Chegada em São Roque de Minas

Saimos cedo de São Paulo rumo a São Roque de Minas, foram quase 7 horas de estrada. No caminho passamos pela represa de furnas onde paramos para comer um belo peixe, no Restaurante do Turvo em Capitólio, mas pouco pudemos apreciar da represa pois chovia e a neblina estava forte. Em mais uma hora chegamos a São Roque, onde encontramos nossos amigos, os irmãos gêmeos Enzo e Luca. Esta tarde chovia e para começar a brincadeira porque não nos cobrirmos de lama?

2o dia. Trilha para Cachoeira do Cipó

Este dia o sol ainda não estava firme, a nossa trilha pretendia ser molhada, e foi. Assim, começamos por pastos enlameados e muita água. Mas logo houve a descoberta do urucum e pausa para pintura de corpo.

A trilha foi bastante dificil, tivemos que escalar paredões de pedra molhadas um a uma, para enfim chegar a um lindo poço onde ja pude começar a saltar. Mas no caminho muita diversão com a criançada que não se intimidava.

E dá-lhe salto, este aqui devia ser de uns 6 metros. Lá vou eu!!!

3o dia. Visitando o parque, parte alta.

Hoje foi dia de fecharmos um tour com um carro traçado para poder visitar a parte alta do parque. Muita bagunça ao longo do percurso, até chegarmos a grande Nascente do Rio São Francisco, nossa grande aula de geografia.

Depois seguimos para visitar a parte alta da Casca D'anta, mas neste momento chovia e tivemos que fazer toda a trilha debaixo de chuva. No retorno, a grande surpresa, atolamos!

Depois de várias tentativas conseguimos liberar o micro-onibus, mas não precisa nem dizer que a história termina por ai...chegando a saída do parque ao entardecer, atolamos mais uma vez, e desta vez não houve solução. Tomamos carona para regressar a cidade. Confira o vídeo!

4o Dia - Cachoeira Casca D'anta por baixo

Hoje foi dia de reunir toda a primaiada para uma trilha escorregadia até a parte de baixo da Casca D'anta. A chuva deu uma trégua, mas não foi o suficiente para secar, assim a caminhada foi uma diversão de escorrego e lama!! Mas mesmo assim o visual compensou no final.


Nada como um brinde de suco de laranja para encerrar os trabalhos de trilhas pelo momento.

4o Dia - Despedida

Hoje era o dia de dar tchau aos primos e aos amigos Enzo e Luca que voltariam a São Paulo, nós seguiríamos viagem à Inhotim!

INHOTIM

Um parque ou museu ao ar livre? Tudo! Um lugar incrível para se divertir muito e posar para fotos!! E o tempo firmou, agora o céu está azul e o dia lindo vamos aproveitar muito. Percorremos o parque todo em um dia, foi bem corrido mas conseguimos aproveitar.


CIDADES HISTÓRICAS:

CONGONHAS

No dia seguinte começamos o nosso tour por Congonhas do Campo, quanto história aprendemos hoje! Cada casinha uma escultura do Aleijadinho e uma cena importante da história de Jesus, percorremos uma a uma

MARIANA

De Congonhas seguimos para MAriana, almoçamos por lá e visitamos o centro histórico e as igrejas! Linda e preciosa. Depois fomos conhecer a mina de Mariana, radical! Adoramos, confira o vídeo!

OURO PRETO

Enfim chegamos em Ouro Preto bem no Por do sol, em tempo para poder apreciá-lo lá de cima com vista para a cidade! Ainda deu tempo de passearmos pela cidade a noite e jantarmos um waffle bem gostoso!

No dia seguinte completamos o passeio visitando as igrejas, feirinhas, lojinhas, que cidade bacana para passear e aprender a história do nosso país!

PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ


Por último a nossa próxima parada mais um parque de cachoeiras, a Serra do Cipó, cachoeiras deliciosas e muito, mas muito salto. Desta vez o meu recorde de altura foi 09 metros!

bottom of page