Escala #1 em Doha, Catar

A nossa grande viagem a Ásia começa na primeira escala em Doha, no Catar, após um longo vôo de 15 horas, chegamos ao nosso destino quase meia noite. E o calor já era forte, 36 graus a meia noite. Pegamos um Uber no aeroporto, usando o wifi do aeroporto, e seguimos para o nosso hotel o Movenpick Doha, com perfeita localização para o programa de nossa primeira escala, ficar apenas na região do Corniche e visitar o Souq Waqif, os museus e ver o corniche. A escala seria de 19h. No dia seguinte nosso vôo partiria as 21:35, assim teriamos um dia para explorar Doha, o que se torna bem dificil pelo calor escaldante de 46 graus que enfrentamos. Tudo era perto, mas era praticamente impossivel caminhar pelas ruas, éramos só nós guerreiras por ali!

SOUQ WAQIF

Começamos a visita por volta das 10h pelo souq Waqif, que estava vazio e sem ninguém, pois o calor já estava impossivel. Mas logo na cafeteria que fomos tomar nosso iced coffee de café da manhã, as primeiras pessoas que encontramos lá eram uma familia de japa-brasileiros, e depois mais tarde viriamos encontrar mais um. Só brazucas enfrentando os 46 graus de Doha e nós ali firme e fortes. Demos uma volta rapida pelo souq, o passeio por ali é melhor a noite quando então as pessoas aparecem e ele ganha vida. E então seguimos para o Falcon Souq para ver os últimos falcões que ainda estavam por ali, não era mais a época dos falcões, quando as lojas do souq ficam repletas deles. Há tambem o birds souq, mas não o visitamos

Seguimos adiante e passamos pelo Camel pen e ali vimos alguns dromedários, pois aprendemos que só havia uma corcova.

Mais adiante um parquinho, a 46 graus para um momento infantil, claro o parquinho era coberto e ao balançar dava uma refrescada.

CORNICHE e MONUMENTO da PÉROLA

Caminhamos mais um pouco e chegamos ao Corniche e ao Pearl monument.

Eram caminhadas curtas, mas com o intenso calor, buscávamos uma sombra ou uma passagem subterrânea. Dali pudemos ver o skyline de Doha moderna do outro lado da baia, compondo com os barcos, pena que não dava para aproveitar a paisagem um minuto sequer, o sol escaldava, tinhamos que avançar. Parar para as fotos já era um suplicio. Nossos bonés haviam ficado nas malas, que não pararam na escala, mas felizmente a mamãe tinha seu guarda chuva coringa, que virou um disputado guarda sol. Caminhamos então o limite para chegar ao museu de arte islâmica, uma visita que há de ser feita em Doha. Combine o passe do museu, sem duvida nenhuma, com o National Museu of Qatar que será a próxima parada.

MUSEU DE ARTE ISLÂMICA

Um prédio de arquitetura incrível, com uma vista incrivel da cafeteria, ali paramos para nos refrescar após a dura curta caminhada que enfrentamos fora para chegar até ali, comemos uns sanduiches para um almoço bem light. A visita foi bem rápida pois não conseguimos nos entreter e apenas bagunçar no museu, e ali o risco era muito alto para muita bagunça, mas sem duvida a visita valeu, prédio belíssimo e peças de artes belíssimas.

Seguimos a pé para o hotel, que estava ali perto, tentando explorar um pouco dos jardins ali na frente, depois viemos saber que aquela parte de Doha está sendo construida para ser a região cultural com vários museus incriveis e parques com vista para o skyline, ao fim do Corniche. Realmente quem vier para a copa vai pegar uma Doha incrível.

No hotel uma parada rápida para nos refrescarnos com um banho, bom que o hotel nos permitiu um late checkout as 15h, foi proveitoso. Então seguimos a pé mesmo para o próximo museu que ficava ali bem perto

MUSEU DE ARTE NACIONAL DO CATAR

Um prédio com arquitetura incrivel, parecia feito de papel. Com exposições permanentes que explicavam a história de construção de Doha e a preparação para a Copa. Depois outras exposições belissimas com muitos jogos e entretenimentos para crianças, foi diversão total, dificil sair de lá.

Depois seguimos de uber para o Souq Waqif e fomos jantar no Restaurante Perisa, de comida persa deliciosa, comemos tudo sem frescuras!! e então seguimos de uber para o aeroporto, com uma parada rápida no hotel para pegar as mochilas.

A escala de volta pegamos o hotel da promoção da Qatar Airways, que nos dava uma diária em hotel 5 estrelas por 28 dólares. Optamos pelo Mariott Marquis City Center, pois o Intercontinental não tinha vaga. Este último é o único com praia, e a única maneira de se conhecer as praias de Doha são pelos hotéis a beira-mar e há de se pagar 200 Riais para usar as premisas do hotel. Bem, deixa a praia para o Brasil, vamos descansar e aproveitar a piscina do Mariott mesmo. Deu para registrar o skyline de West Bay desta vez.

NOTAS

1. Dinheiro: Ao fim não foi preciso trocar dinheiro, mas várias lojas na rua não aceitavam cartão, assim tivemos que nos virar para comprar água. E tambem nos viramos surfando nos wi-fi para conseguir chamar o uber, já que não tinhamos dinheiro pra taxi, mas deu tudo certo, foi eficiente.

2. Planeje uma mochilinha completa para a escala, pois só descobrimos no aeroporto que nossas malas não iam parar em Doha. Nossos bonés foram direto e o protetor solar, usamos um pequenino de rosto da mamãe. Roupas bem leves, simplesmente ficávamos ensopadas de suor, mas quando vem o ar-condicionado é de gelar, mas vale o refresco.

3. Visto: O Catar está com um programa de visa-free para Brasileiros

4. Qatar Airways: Muito boa, com comida especial para crianças e brinqudeinhos muito legais para crianças, mas precisa pedir quando reservar ou fazer o check-in.

5. Julho é verão e é um calor surreal, pegamos 46 graus na ida.

#partiuproximaescala Dhaka, Bangladesh, veja no próximo post.