Cicloturismo no Vale Europeu

Partimos de Penha naquele dia ensolarado difícil de deixar aquele marzão azul para trás, mas lá vamos nós, o pedal no Vale Europeu nos espera. Destino inicial era Indaial, que seria a nossa base para o clicloturismo que começariamos amanhã. Mas até Indaial paramos em algumas cidades importantes do vale.

Uma paradinha bem rápida em Gaspar, subir até o topo da igreja, tirar uma foto e avistar o caudaloso rio Itajai-Açu que nos acompanhará bastante durante nosso pedal.

Seguimos a Blumenau, direto para o Parque Vila Germânica, o pavilhão onde é realizado a Oktoberfest, para almoçar. Estava tudo meio pacato, lojinhas abertas e sem clientes, restaurantes com poucos clientes também, mas ali conseguimos almoçar uma boa batata recheada e deliciosas bratwursts, servidas por um simpático garçon sergipano.

Após o almoço fizemos uma passagem rápida pelo centro da cidade. Ainda estávamos preocupadas em circular por cidades grandes como Blumenau, principalmente no centro, pois não sabiamos a situação do COVID na cidade. Então o tour foi direto ao icônico predio da prefeitura, e um trem antigo que logo virou trepa-trepa e um sorvete na rua XV de novembro (mais uma rua do aniversário da Betina na região). O Museu da cerveja infelizmente fechado pela pandemia.

Seguimos para Indaial e ainda conseguimos correr para o bar no Morro da Pedreira para apreciar uma daqueles por-do-sol e entardecer incríveis e cheios de foto, até não aguentar mais o frio e fugir dali correndo.

CICLOTURISMO VALE EUROPEU - 3 dias

A base inicial para o roteiro do Cicloturismo é a cidade de Timbó, o roteiro tradicional são 300Km em 7 dias passando por 9 municípios. Nós fizemos um roteiro adaptado para crianças no pedal, contamos com o apoio da BikeTour Vale Europeu em todo o trajeto. A nossa base era o hotel Vestena em Indaial, o que tirava um pouco o gostinho de estar realmente percorrendo o vale de bike, pois no primeiro dia após a conclusão do trajeto, retornamos de carro a Indaial, mais por outro lado, facilita com as malas.

O trajeto escolhido pelo Alexandre que seria mais plano e razoável para a Marina, nossa ciclista de 09 anos, foi o dos primeiros 3 dias do roteiro que era:

1. Timbó-Pomerode (45km)

2. Pomerode-Indaial (40km)

3. Indaial-Rodeio (27km)

Todos os detalhes do trajeto são encontrados no site oficial do CicloTurismo Vale Europeu. Mas a nossa resenha você só encontra aqui.

A bicicleta da mamãe foi fornecida pela biketour, no primeiro dia a Betina foi puxada por um trenó, mas mamãe achou bem mais fácil seguir viagem com a cadeirinha e assim foram os dias seguintes. Eu trouxe a minha bike de casa. Outro detalhe importante é que a mamãe me emprestou a bermuda ciclista dela, que o colchãozinho faz uma boa diferença no traseiro!

E vamos lá!

DIA 1: INDAIAL-RODEIO (32Km)

Este teoricamente seria o último dia do nosso trajeto, mas na logística do Alexandre, invertemos a ordem para ter a gostosa companhia de uma familia de Sinop, Mato Grosso. O Renato, a Chris e a Maria foram grandes incentivadores da nossa ralada de primeiro dia.

Saimos pedalando do hotel e esta pedalada inicial dentro da cidade, com grande fluxo de carros, cansou um pouco a Marina. Quando alcançamos a estrada ela já estava bem cansada, chegou até a cair da bicicleta na estrada, por falta de atenção. Então logo no começo do trajeto, após 8km pedalados, nós desistimos e caimos na tentação do conforto e filminho do carro de apoio do Alexandre, enquanto mamãe seguia pedalando com a família de Sinop.

Uma parada inicial e primeiro visual da paisagem é a ponte pênsil sobre o rio Itajai-Açu, que encontraremos muito pelo trajeto.

Na sequência um lindo vale que mereceu uma parada para fotos

Passamos pela cidadezinha de Ascurra com seus prédios históricos, até chegar em Rodeio o ponto final do primeiro dia.

De lá seguimos de carro a um restaurante, O Vale das Trutas, para provar diversos pratos gostos com a truta, um banquete.

Retornamos então de carro a Indaial para nosso descanso, e ainda deu tempo de brincar muito em um parquinho em frente a igreja de Indaial.

DIA 2: Timbó - Pomerode (45Km)

Ao partir de Indaial, encontramos os marcos de início e o final do roteiro dos 7 dias.

Hoje foi o dia mais longo, mas muito interessante, consegui pedalar 32km do total. Um trajeto plano, um dia bonito de sol, por estrada rural e vales lindos. O pic-nic de almoço em uma velha ponte de madeira sobre uma pequena queda-d'agua foi motivador, tudo organizado nos mínimos detalhes pelo Alexandre.

Mas o melhor do trajeto estava no final, a linda rota Enxaimel já chegando em Pomerode, com lindas casas históricas.

Paramos por uma breve visita a casa da família Siewert.

E enfim chegamos a Pomerode, uma linda cidade com uma forte influência alemã. Um centrinho aconchegante, embora ainda meio fechado pela pandemia, onde comemos um delicioso hamburguer caseiro no jantar. A árvore feita de casca de ovos foi uma grande surpresa. Lindíssima!

Dia 3: Pomerode - Indaial (42Km)

Nosso último dia de pedalada estava nublado e um pouco mais frio, nos despedimos de Pomerode e seguimos por uma rota alternativa e mais plana, a estrada dos Imigrantes, e bem ali no comecinho, fomos convidados pelos donos a entrar e conhecer uma fazendinha cheia de diferentes animais, foi uma diversão.

Dali seguimos mais um pouco, até quando começou a subida, abandonamos a mamãe pelo conforto do cineminha do carro. Esta rota também foi muito interessante e ao fim, nos divertimos com as cabras a beira da estrada.

Concluimos nosso Cicloturismo de 3 dias em tempo para almoçar em Indaial e logo depois caiu aquela chuva, mas já estavamos de volta ao nosso hotel e protegidas. No dia seguinte ao partir de Indaial rumo a serra Catarinense, o sol apareceu dominante naquele ceuzão azul e deu uma vontade de continuar pedalando...