Descendo a estrada velha de Santos

Ainda estamos em pandemia, evitando aglomerações mas já não queremos mais ficar presas em casa. Assim a solução é sempre buscar roteiros em ambientes abertos e pouco visitados e de preferência com muito contato com a natureza. Ai o nosso achado, um programa de um dia pertinho de São Paulo para fazer com a família e os amigos. Explorar o Parque Estadual da Serra do Mar, nos Caminhos do Mar, ou melhor, descer a estrada velha de Santos.

Existem dois roteiros: o esportivo e o turístico, e este último, três trajetos, que permite a descida completa da serra até Cubatão e a volta. A descida é de 9km, a ida e volta, 18km. Nós optamos pelo roteiro esportivo para somente descer a serra até Cubatão (9km). Mas o retorno, que achávamos que seria fácil por aplicativos de transporte não foi, ao fim contratamos uma van para nos levar, o grupo todo, de volta a entrada do parque, que ao fim é uma grande volta que leva uns 50 minutos. Assim, achamos que uma opção mais fácil é fazer o Roteiro Turístico #2 o bate-volta ao Padrão do Lorena. Avalie a disposição das crianças, descer 9km foi fácil para todas elas, apesar de algumas ficarem doloridas no dia seguinte. O bate-volta pode até ser melhor recomendado por dar dois estimulos no exercício, a descida e a subida. Mas esta trilha, diferente das demais, começa pelo mais fácil, a descida, e a parte mais dura, a subida, fica para o final.

Outro ponto importante é ver a previsão do tempo com precisão para garantir que o céu estará limpo sem neblina para o visual garantido do roteiro. Nós não demos sorte, apesar de um passeio sensacional e temperatura amena sem sol escaldante, a visibilidade do litoral era zero. Bem, motivo para voltar!

O roteiro começa no Portal do Parque Estadual em São Bernardo do Campo, para chegar lá cedinho passamos por vários ciclistas ao longo da estrada. A estrada que por terminar da entrada do parque, tem pouco tráfego e se torna um local propício para a prática de esportes. Um dia vamos também pedalar por esta estrada. É uma estrada que passa por braços da represa Billings, um local muito bonito.

Entrando no parque entendemos o nosso roteiro e seguimos adiante.

A primeira parada logo a frente é o Pouso Paranapiacaba, uma construção histórica imponente e cheia de história, já na beira para o início da descida.

Logo em seguida vem a curva do uau, que infelizmente não houve uau, pois não conseguimos ver nada. Apenas imaginamos e lembramos das fotos incríveis que já vimos dali, um local que dá uma visão completa da baixada Santista, mas não hoje.

Logo depois passamos por algumas ruínas, e sempre motivo para muita exploração por dentro do matos.

Avistamos a usina Henry Borden e contornamos os dutos que sobem toda a serra e a próxima parada foi para um gostoso pic-nic no belvedere circular.

Dali mesmo sai a antiga trilha construida na época dos bandeirantes em 1722, quando nem existia a estrada e a subida da serra era feita por mulas e escravos, a calçada do Lorena.

Depois de um atalho pela calçada do Lorena chegamos ao rancho da Maioridade, mais uma impontente construção do trajeto que com o visual por trá seria ainda mais incrível.

O último monumento a contemplar é o padrão do Lorena, com belíssimos azulejos e arcos

A descida é de uma beleza e tranquilidade incríveis. Bicas históricas e pequenas cachoeiras ao longo do trajeto (proibidas para banho) e uma vegetação exuberante, samambaias selvagens, flores de bananeiras.

E nós sempre apressados correndo pela estrada abaixo.

E sem contar que demos muita sorte e pudemos presenciar alguns macacos e um veadinho por lá.

E na reta final, já chegando ao Portal de Cubatão dentro da refinaria Presidente Bernardes, encontramos um bambu para continuar a estripulia, afinal nem estávamos cançados né?

E depois de várias tentativas para conseguir um uber para nos levar de volta, que não foi fácil, o dindo fechou uma van com muito axé nas caixas de som, que nos levou de volta a entrada do parque.

Confira o trajeto que fizemos em menos de 3 horas, incluindo contemplações, pic-nic e descansos