Explorando a serra Carioca: Madalena, Glicério, Lumiar, Nova Friburgo e Teresópolis

Uma temporada de escola online em Macaé no Rio de Janeiro nos deu oportunidade de conhecer e explorar esta parte do Brasil que ficamos maravilhadas. Em visitas de fim de semana, a cada um, uma descoberta.

1. Madalena

Nossa primeira viagem foi para conhecer a terra de Derci Gonçálves e do avô da Helena, uma pequena cidade a pouco mais de 1h de Macaé com seus diversos atrativos. O Parque estadual do Desengano tem cachoeiras e picos para visitar, mas estava fechado devido a pandemia. Então nosso roteiro ficou limitado às cachoeiras e atrativos abertos

Antes de chegar em Madalena demos uma parada e um rápido banho na cachoeira da Amorosa que estava com limitação de acesso.

De lá seguimos para Madalena, e depois de uma voltinha pela cidade, seu museus e histórias, a calçada da fama e o mirante.

A tarde fomos a cachoeira do escorrega, um lugar bem aprazível, e com uma pedra que realmente deslizava, fazendo da minha experiência uma diversão.

Fechamos o dia ainda em tempo para uma piscina na nossa aconchegante pousada Verbicaro, e saimos com tempo para presenciar um lindo por do sol na serra, mas não deu tempo. Jantamos na cidade no restaurante Massa di Casa.

O dia seguinte foi dia de subir a pedra Dubois, uma tilha fechada e pesada, com alguns matos arranha-gato que cortam, mas cumprimos a rota seguindo o wikiloc e apreciamos a vista lá de cima.

Após o almoço na cidade regressamos para Macaé.

2. Glicério

Esta cidade bem próxima a Macaé fizemos um bate volta de domingo a cachoeira do Tobogan

Nossos pais se aventuraram em um trilha profissional, o pico do Frade, aquele pico imponente que vemos no horizonte de Macaé e que vale a recomendação aqui.

3. Lumiar e São Pedro da Serra

Duas vilas do município de Friburgo, com bastante atração. Lumiar um pouco mais movimentada em torno do seu lago e São Pedro da Serra também com seu charme de montanha. Duas pequenas cidades fáceis de explorar. No seu entorno diversas cachoeiras e picos.

Em São Pedro visitamos a cachoeira Indiana Jones, passando no caminho pelo Poço Belo.

Em Lumiar é importante subir a Pedra Riscada uma tilha ingreme mas fácil e lá em cima o visual é bem bacana.

Ddepois da trilha um delicioso banho no rio Macaé no encontro dos rios e um almoço de PF na beira rio no bar Alumiar, uns 500 metros depois da ponte.

Em Lumiar ficamos em uma pousada fora do centro mas a tranquilidade e conforto valeram. Era tudo novinho, aconchegante e pudemos curtir uma piscina de água corrente. A pousada se chama Beija Flor.

Descendo a serra de volta para Macaé, é possivel apreciar a cachoeira da fumaça pelo mirante da estrada ou desviar um pouco e percorrer aquele cantinho interessante e chegar até a cachoeira por cima.

Mais adiante, depois da entrada para o Sana, está a ponte de Arame, um visual sensacional e banho incrível no Rio Macaé ali na beirinha da estrada. Esta ponte já basta, pois há outra adentrando por uma estrada de barro, também interessante.

E enfim retornar a Macaé para agora sim descansar!

4. Sana

O Sana ficará para uma proxima. Super recomendado pelos Macaenses um local rústico e cheio de cachoeiras, não pudemos visitar pois estava fechado pela pandemia.

5. Nova Friburgo

Um lugar que não tem o seu potencial divulgado, achamos até mais interessante que a famosa Teresópolis. Um local repleto de trilhas e cachoeiras a maioria fáceis o que dá para explorar bastante coisa.

Viemos para visitar o Cão Sentado e subir o pico da Caledônia mas ambos estavam fechados pela pandemia. Aproveitamos para visitar o Country Clube, aberto à visitantes e um lugar lindo e aprazível para caminhar ou andar de quadriciclos.

Depois de comer algo rápido na cidade, tomamos um rápido banho na cachoeira da adutora, no caminho, e seguimos para a trilha do chapéu da bruxa onde apreciamos o por do sol e a linda vista da cidade de nova friburgo. Seguindo por aquela estrada haviam diversas opções de trilhas, muito bem sinalizadas.

No dia seguinte fomos visitar o parque estadual dos três picos e que para nossa revolta também estava fechado pela pandemia. Caminhamos até a a pedra do sofá pouco antes da entrada do parque e dali aproveitamos o visual. Este parque também tem trilhas incríveis e vale a visita quando abrir.

Seguindo adiante tem a cachoeira dos frades antes de chegar em Teresópolis, mas não a visitamos.

6. Teresópolis

Última parada antes de regressar a São Paulo. Apenas conseguimos visitar a cidade, passamos pelo mirante do soberbo, mas o dedo de Deus estava encoberto por uma nuvem insistente. Depois visitamos a feirinha do alto e a badalada cervejaria Vila St. Gallen, a granja Comary e o Parque nacional da Serra dos Orgãos, ambos estavam fechados pela pandemia Enfim, a cervejaria St Gallen apinhada de gente enquanto um parque gigantesco fechado. No dia seguinte partimos de regresso a São Paulo via Itaipava, a estrada que interliga as cidades e corta a serra dos orgãos é linda. Paramos na cachoeira da Macumba e no Castelo de Itaipava e tomamos nosso rumo para Sampa.