top of page

Fim de semana em Porto Alegre

Um fim de semana em Porto Alegre vale a pena e é possível ver bastante coisa, mas é preciso ter muita energia para bater perna ou circular de bicicleta pelos principais pontos turísticos, e confesso que eu até tive meus momentos de canseira e reclamação, mas passa logo, logo vem algo novo e curioso para visitar e a vontade de passear volta.

Desta vez viajei sozinha sem a minha irmã companheira Marina. Ela está crescendo e está começando a ter uma agenda social atribulada, preferiu ficar em São Paulo com a vovó para ir nos aniversários que tinha e ganhou ainda a chance de ver o Now United lá na Fit Dance, sortuda! Mas eu também gostei muito do meu passeio em POA. Vamos aos detalhes.


Aproveitamos a época de baixa estação onde as passagens de avião ficam mais baratas e ai trocamos nossas milhas. Com menos de 8 mil milhas voamos São Paulo - Porto Alegre ida e volta. Chegamos sábado de manhã e o retorno era domingo a tarde. Tudo muito fácil. O aeroporto de POA é bem central, o uber barato logo te leva ao centro, não havia malas para despachar assim, não houve perda de tempo. Saímos de SP as 8:25 da manhã de Congonhas e as 11:00h chegamos ao nosso hotel para deixar a nossa mochila e começar o nosso tour.


Recomendamos o novo hotel Intercity Cidade Baixa. Ótima localização para o city tour no centro histórico, ao lado do parque farroupilha e perto dos bares e restaurantes da cidade baixa. E tudo novinho, impecável a uma diária bem acessível!

Vista do hotel Intercity Cidade Baixa

SÁBADO - CENTRO HISTÓRICO


O nosso roteiro partia a pé ali do hotel rumo ao centro histórico. É tudo perto é possível caminhar!


Em 10 minutos de caminhada chegamos a praça Marechal Deodoro, antes passamos por uma bela escadaria colorida e pelo imponente viaduto sobre a avenida Borges de Medeiros.


Na praça ficam a Catedral, o Palácio Piratini, o Teatro São Pedro, a Assembléia e mais abaixo a biblioteca central. Não conseguimos entrar no Piratini, mas parece que a visita vale a pena, infelizmente, hoje ao sábado estava fechado.

A praça tinha um parquinho e sempre uma paradinha para brincar e interagir com as crianças da cidade.

Após passar pela biblioteca seguimos rumo a praça da Alfândega, ali ficam os Museus de Arte do RS e o Farol Santander mas não conseguimos visitar nenhum dos dois. O prédio do Farol Santander é lindo, vale a visita por dentro, mas estava fechada a visitação naquele dia, pena. Outros prédios lindos, como o do Banco Safra, tem que caminhar e apreciar!



Assim continuamos rumo ao mercado municipal, passando pelo prédio da prefeitura. Já estávamos há uma hora caminhando, era meio dia e a fome já batia. Estávamos no local ideal para um almoço bem típico. Escolhemos o restaurante Gambrinus na banca 79, e nos deleitamos com um entrecote e um arroz de carreteiro deliciosos. Na sequência uma deliciosa sobremesa na sorveteria Banca 40 ali do lado, perfeito.

Depois de circular pelo mercado demos uma volta pelo Chalé da praça XV e continuamos pela linda Rua da Praia e logo chegamos a Casa de Cultura Mario Quintana



A casa de cultura, um prédio sensacional, lindo, para se perder em seus andares e escadas, encontrando jovens que por ali circulam e ensaiam passos de dança, assim como exposições interessantes e o quarto do Mário Quintana. Também não pode perder o café lá no último andar com vista para o Rio.



Continuando na mesma rua, nos deparamos por casualidade com o museu do Comando Militar do Sul, que com seus vários tanques de guerra era impressionante.



Ao lado passamos pela belíssima igreja das Dores e seguimos até a usina do gasômetro.


Não sabemos porquê mas não conseguimos visitar a usina do Gasômetro, estava toda fechada, parecia estar em reforma. Então seguimos em frente para aproveitar o lindo fim de tarde na orla do Guaiba. Para completar estava tendo carnaval e eu aproveitei para dançar bastante.


Seguimos adiante pela avenida da orla, ela fica fechada aos fins de semana e as pessoas curtem bastante. Hoje em especial tinha bastante gente pelo carnaval. Ao fim ainda encontrei um parquinho incrível cheio de crianças em um momento para aproveitar um belo entardecer e uma lua quase cheia no céu.


O retorno ao hotel fizemos a pé, mas não recomendamos, é um tanto afastado e cansativo após um longo dia de caminhada. Queríamos explorar as ruas da Cidade Baixa, mas não vale a pena. Basta escolher o bar ou restaurante da noite e pegar um uber direto para lá. Em nossa caminhada passamos pela travessa dos Venezianos, alguns bares bem movimentados, a noite com àquela lua cheia prometia, mas para gente era só comer um sanduíche e rumar de volta ao hotel.


DOMINGO - Parque Farroupilha e feira do Brique


Acordamos tarde, e depois de um gostoso café da manhã, fomos circular pelo parque Farroupilha, curtir um pouco os brinquedos do parquinho e circular pela feirinha do brique que acontece ali todos os domingos.


Dali tomamos um uber à Fundação Iberê Camargo que não conseguimos entrar pois só abria as 14h e não ia dar tempo. Então pegamos uma bicicleta do Itaú para fazer todo o retorno para o centro pedalando. Confesso que eu adoro, ainda que vim num carona improvisada na bicicleta, eu me divirto muito!

Almoçamos no restaurante Barranco, onde os Porto Alegrenses lotam as sombras das árvores deste concorrido restaurante. Depois seguimos para o aeroporto e acabou nosso fim de semana básico em Porto Alegre.




Comments


bottom of page