Halloween no sul de Minas, 3 roteiros em 1 feriado

Em quatro dias de feriado, a previsão do tempo sempre trazia chuvas no radar, então estava dificil decidir pra onde ir, assim optamos por um roteiro diverso e fizemos 3 roteiros em 1 para explorar o sul de Minas Gerais. Foram 3 noites, uma em cada lugar. Para seguir o plano, sair com tudo certinho, planejado para não se perder e gastar tempo procurando onde ir, assim é possivel fazer um desbravador pinga-pinga:

DIA 1 - SÁBADO - Circuito das Águas: Passa Quatro - São Lourenço - Soledad de Minas - Caxambu e Baependi

Saimos cedo de São Paula (05:30) para não pegar trênsito e por volta das 08:30 cruzávamos a divisa de SP e MG onde fomos explorar o intrigante túnel da Mantiqueira, segui com o papai pelo túnel do lado de Minas até o lado de São Paulo.

Uns cinco minutos depois já chegamos em Passa Quatro para explorar a Floresta Nacional de Passa Quatro, um local bucólico e com história, de fácil acesso que vale a parada.

Então chegamos a famosa São Lourenço. Primeiro uma rápida parada em sua histórica estação ferroviária, onde o trem das águas trazia inúmeros turistas, os chamados aquistas. Dali saem dois trens num passeio rumo a Soledad de Minas, mas nós deixamos pra uma próxima.

Seguimos para o grandioso parque das águas, onde além de curtir um rápido pedalinho, aproveitamos a linda paisagem e

degustamos da diversidade de suas águas minerais, cá entre nós, de gosto horrível.

Almoçamos no restaurante Casarão ali perto, um buffet a quilo de comina mineira, que enfim, achamos uma tanto pesada. Se não estivéssemos com tanta preguiça após àquele almoço pesado, teriamos dado uma voltinha no calçadão, mas o sol estava forte então passamos direto por Soledad de Minas e seguimos à Caxambu.

Depois de um cochilo no carro, conhecemos o Parque das Águas de Caxambu, provamos se suas águas, fotos em prédios históricos e a experiência de um banho termal. Ainda deu tempo de subir o teleférico uma aventura muito legal.

Então seguimos para Baipendi, passagem rápida na cidade para conferir o santuário da beata nhá Chica, jantar em uma das poucas opções de restaurantes e lanchonetes ao lado da igreja e relaxar em nossa Pousada Condado de Santa Maria, um charme e cheia de história.

DIA 2 - DOMINGO de Halloween - De Baipendi a nosso chalé na Mantiqueira em Aiuruoca

Chegamos na chamada Mantiqueira Mágica, e sem dúvida parece mágico mesmo. Baependi fica de um lado e Aiuruoca do outro do Parque estadual da Serra do Papagaio. Infelizmente para explorar cada lado, pelo menos 1h de estrada de barro. Muitos fazem o trekking de travessia Baependi-Aiuruoca, nós tivemos que dar uma boa volta de carro.

Primeiro exploramos o lado de Baipendi da Serra, fomos às cachoeiras do Honorato Ferreira e um bom banho #aguagelada e depois em uma trilha fácil de 20minutos apreciamos a beleza da cachoeira do JuJu. Logo que começamos a trilha de retorno a garoa fina começou a cair e não parou mais, o dia seguiu chuvoso.

Corremos para dar toda a volta de carro, retornar por 1h e meia de estrada de terra a Bapendi, pegar o asfalto até Airuoca e de lá mais quase uma hora de barro até o realmente mágico Vale do Matutu, um dos vales preciosos de Aiuruoca, onde ficariamos, Seguimos direto para pegar ainda aberto o restaurante da Tia Iraci, outra jóia do vale. O melhor foi a caminha de uns 15 min com a chuvinha caindo até chegar por lá e uma boa comida mineira para matar a fome.

Nós ficamos nos chalés da Pousada Pé da Serra com uma café da manhã bem gostoso e um acordar com passarinhos na varanda.

Outras pousadas incríveis, do jeitinho rústico que a gente gosta, que vale pesquisar disponibilidade:

Bairro da Cangalha: Recanto do Ypê

A noite de Halloween foi tenebrosa e choveu muito, no dia seguinte a chuva continuava, então só nos restou ter que avançar para o próximos destino e sem poder conhecer melhor Aiuruoca e a Cachoeira dos Garcia.

DIA 3 - SEGUNDA - São Thomé das Letras

Depois de muita chuva e lama pelo nosso caminho, chegamos a São Thomé das Letras com o sol despontando por trás das nuvens, parecia que a chuva havia cedido e teriamos diversão de volta. Acabamos desviando de Cruzilia, cuja a fábrica de queijos estava no roteiro.

Saimos para explorar a linda e mágica cidade de pedras, local repleto de bruxas, magos e alienígenas, todos às soltas pelo seu feriado de Halloween.

O dia seguinte amanheceu ensolarado aproveitamos para um rápido vôo com nossas vassouras pela cidade

e depois curtimos o vale das borboletas, um dos vários locais místicos da região. Andes de voltar pra casa conferimos a ladeira do amendoim, àquela que por um certo magnetismo, os carros andam e sobem ladeira sozinhos.