Talvez tenhamos separado pouco tempo para este pais, pois ele não é muito grande, mas nadar nas aguas cristalinas do lago Ohrid em Trjpejca foi demais, o lago em si, é lindo, desde o monastério Sveti Naum na fronteira com a Albânia, até Ocrida a cidade badalada do lago, onde curtimos um lindo show de dança dos paises dos Balkans. Por fim, nos surpreendemos com Skopje a cidade é linda e não lhe faltam estátuas, muitas por todos os lados.
Dia 1 - Lago Ohrid
Chegamos à Macedônia do Norte pela fronteira da Albânia pelo sul do lago Ohrid, logo chegamos ao Monastério Sveti Naum. A maior beleza dali, além do lindo visual do lago, era o rio de águas cristalinas que desaguavam no lago, um local precioso, com um restaurante bem aprazível na beira do rio. Há barcos que partem de Ocrida e trazem os turistas que passam o dia por ali.
A praia também uma delicia, uma estrutura bacana para curtir o dia e relaxar, mas como não era nosso objetivo, seguimos direto para a pequena e bucólica praia de Trjpejca, onde encontramos um restaurante na beira do lago, almoçamos e demos bons bons mergulhos do pier naquele lago de águas cristalinas e águas nem tão frias.
Chegamos ao fim do dia à Ocrida, a maior cidade do lago, e começamos explorando a old town direto as igrejas às margens do rio, a São Clemente e Pantaleon e a de Saint John o teólogo, com um belo visual do por do sol no lago. Descemos até a margem do lago e continuamos nossa caminhada pela beira até retornar à pracinha badalada da old town. Por sorte estava acontecendo um festival de danças folclóricas dos Balcãs e assistimos as apresentações da Albânia e Eslovênia, e depois comemos em uma cantina intaliana por ali, ao fundo da igreja da Santa Sophia. Terminamos nossa badalada noite com uma sobremesa deliciosa na Chocoworld da rua old bazaar.
No dia seguinte tomamos café às margens do lago e conferimos a vibe da cidadeem um lindo dia de céu azul antes de partirmos para Skopje.
O Lago Ohrid faz parte de um importante parque nacional da Macedônia, com várias atividades no lago e também nas montanhas ali próximas, local a ser explorado no detalhe algum dia.
Dia 2 - Matka Canyon e Skopje
Já chegando em Skopje fomos conferir o Cânion Matka, um local de fácil a acesso, onde as famílias de Skopje vêm curtir o dia.
Em Skopje rodamos toda a cidade. Começamos jantando no tradicional e gostoso Pelister bem ali na praça principal da cidade, a Macedonia square e sua estátua do Alexandre o Grande, dali também avistamos o Macedonia Gate. Foi em Skopje que nasceu a madre Teresa de Calcultá e ali próximo a praça fica o Memorial da sua casa, mas estava em reformas e nem uma foto conseguimos tirar.
Dia 3 - Kosovo e Skopje
No nosso segundo dia, após o nosso bate-volta em Pristina, capital do Kosovo, fomos explorar a old town e a fortaleza de Skopje, terminamos o roteiro com o entardecer no rio Vardar e atravessando suas diversas e belíssimas pontes, cheias de estátuas. Prédios imponentes como o museu arqueológico.
تعليقات