Monte Pascoal e Corumbau

Saimos cedo de Porto Seguro continuando nossa rota da viagem de carro Salvador - São Paulo, nosso destino era a Ponta do Corumbau que conhecemos o ano passado quando fomos a Cumuruxatiba e passamos por lá. Gostamos tanto do lugar que desta vez vamos passar uma noite.

Mas no caminho uma parada estratégica, já que íamos passar aos pés do Monte Pascoal, cujo PARNA já estava em nossa lista de PARNA's a visitar. O acesso ao parque era logo antes de chegar a Itamaraju e felizmente estava aberto para visita. Contratamos, por ser mandatório um guia local, um jovem indigena simpático mas bastante calado que nos guiou pela trilha morro acima. O dia estava meio nublado, mas como sempre quente e úmido, o que não deu trégua a nossa subida. O Monte não possui um cume em si, mas diversas clarabóias que permitem a visão do litoral e da serra de Itamaraju. Fizemos a subida em 1h e meia e reclamamos muito! Mas enfim, quando chegamos lá em cima parece que esquecemos e é só festa.

Partindo do parque, pegamos umas dicas da rota pelas estradas de barro que contornavam o parque e resolvemos não dar a volta pela BR. O visual foi interessante, contornando de pertinho o Monte e vendo-o de todos os ângulos, mas o trajeto foi bem mais lento pois nos perdemos em diversos acessos de fazenda.

Chegamos a Corumbau no fim da tarde e direto a Ponta do Corumbau. Demos sorte de encontrar nossos primos que vieram de passeio de buggy pela praia desde Caraiva. Aliás este passeio desde Caraiva vale muito a pena e compensa a volta que se dá para chegar de carro até a ponta do Corumbau.

Aproveitamos para brincar um pouco mais com os primos mas logo tivemos que nos despedir e desta vez pra valer, eles atravessaram o rio Corumbau e seguiram rumo a Caraiva e nós ficamos ali curtindo a golden hour e o por do sol e fazendo umas poses de yoga com a Tia Su. Começa a escurescer e voltamos para Corumbau para montar nossa barraca.

Resolvemos acampar por falta de opção de pousadas por aqui, tudo cheio ou apenas as pousadas "Glamping" super caras e cheias de frescuras, não precisávamos. Montamos nossa barraca no escuro pela luz do farol do carro, em luta com os mosquitos que já queriam nos devorar. Jantamos ali mesmo no restaurante do camping.

Dormir em barraca é bom pois acordamos com os passarinhos e aos primeiros raios de sol, pois logo o sol sobe e a barraca fica insuportável de quente. Então melhor deixar de preguiça, rapidamente desmontar a barraca e ir curtir a praia da Ponta do Corumbau.

Uma praia linda que deve ser aproveitada na maré baixa, para poder caminhar o extenso banco de areia que se forma na Ponta do Corumbau. A barra do rio também é uma delicia e merece ser explorada. Colocamos o SUP para subir o rio. E por último fomos para a praia relaxar e almoçar numa deliciosa barraca de praia, igual ao ano passado. Suco de mangaba delicioso, uma moqueca de quebrar o queixo. Tudo de bom. Tem várias opções de restaurantes na beira da praia.