top of page

Nossa querida Ilha Grande em Angra

Sem dúvida a ilha mais bonita do Brasil, deve ganhar até de Fernando de Noronha, pela quantidade de praias, passeios e opções para curtir e explorar muito. Nós já fomos inúmeras vezes a ilha e não cansamos de voltar. Felizmente tem a lancha do papai em Angra que facilita muito ir a Ilha Grande. Mas para quem não tem, duas opções, fazer um charter e curtir a ilha toda de barco ou fazer a travessia de Angra à vila do Abraão e dali partir para exploração da ilha (pelas trilhas a pé ou em passeios de barco que saem desde o Abraão).


Nós já rodamos e exploramos diversos cantos da ilha, mas ainda há muito o que explorar. E uma das melhores experiências foi um live aboard em nossa lancha em um feriado de Corpus-Christi que foi incrível.


A ilha é circundada por trilhas demarcadas, e há muitos trilheiros que fazem a famosa volta à ilha.

Vamos dividir os cantos da ilha, mas vale percorrer nosso mapinha acima com os nossos highlights. A legenda aparece clicando no canto superior esquerdo.


Quer saber mais sobre a baía de Angra, está em outro post: Explorando a baía de Angra dos Reis


Vamos começar pela vila do Abraão.


É a vila principal da Ilha, que não tem acesso de carros. Para chegar lá tem que pegar os barcos de transporte que saem de Angra, Mangaratiba ou da Ponta leste. Lá existem inumeras opções de pousadas e agências que oferecem os passeios de barco/lancha, inclusive o de volta a ilha. De lá também saem inumeras trilhas que circundam a ilha, em geral trilhas longas, pois a ilha é Grande!

Uma das trilhas que quase fiz, mas acabei sendo representada pelo Enzo e o Luca, é a do Pico do Papagaio. Uma triha super dificil que os meninos mandaram incrivelmente bem. Tem o video da subida ao Pico do Papagaio no final.

Trilha fácil e imperdivel é a prainha linda do Abraãozinho, ali do lado. E seguindo mais adiante chega-se a enseada de Palmas que dá acesso a belissima praia de Lopes Mendes.

Para o outro lado, uma trilha também razoável, bem longa, chega-se a incrível praia de Dois Rios (do presidio), uma de nossas preferidas.


Em 2016 fizemos o nosso primeiro Live aboard em uma maravilhosa volta à iha e passamos uma manhã incrivel em Dois rios, chegamos cedinho e a praia era só nossa. Possui um rio em uma ponta e outro na outra ponta. No caminho dá para passar pela praia do Cachadaço, que papai e mamãe visitaram há muitos anos, em um tour de barco de volta a ilha.

Seguindo de barco por alto mar chegamos a Parnaioca. Acampamos por lá em 2022 e foi uma delícia, tem uma cachoeira bem gostosa na ponta e um lindo por-do-sol.


Depois vem as praias do Sul e do Leste que são área protegida, nunca chegamos a parar por lá, passando pela praia do Demo, aquela da foto do paredão, chegamos à praia do Aventureiro. Já tivemos duas vezes por aqui e o bacana mesmo foi escalar as suas pedras na praia do Demo.



Depos do Aventureiro fica a praia de Provetá, uma enseada ainda em mar aberto mas mais protegida, com uma pequena vila de pescadores. Uma vez alugamos uma casinha muito charmozinha por lá e exploramos a área até subir o morro e chegar ao Aventureiro.

A última praia em mar aberto ao sul da ilha é a dos Meros. Uma das praias mais lindas e mais preciosas da ilha e também a mais distante da vila do Abraão. Já estivemos por ali um par de vezes, a cor da água é maravilhosa, da areia também.

Agora vamos voltar ao Abraão e girar a ilha para o lado esquerdo, percorrendo as praias protegidas no mar mais calmo da baía. Ai vem uma infindável lista de opções.


Primeiro chegamos a Enseada das Estrelas e o Saco do Céu, um de nossos preferidos points de pernoite quando dormimos no barco. Mas também alugamos uma casinha bacana uma vez no Saco do Céu e outra vez na Enseada das Estrelas. No Saco do céu tem um flutuante com um escorregador que era a nossa alegria!

Estivemos na Enseada das Estrelas em 2016 e depois regressamos em 2017 com a galerinha. Aproveitamos uma lua cheia incrível.

Ali também tem um rio gostoso com uma pequena cachoeira que desagua no rio. Caminhando mais um pouco pela enseada pode-se chegar a cachoeira da Feiticeira.

Agora vamos continuar rodeando a ilha, depois de algumas praias chegamos a encantadora e disputada Lagoa Azul, sempre lotada, mas que vale a pena esta badalação.


De uma lado fica a praia dos Macacos, mais para frente a tão bonita praia de Grumixama com aguas cristalinas, areias brancas e um por do sol incrivel. Dali é possivel caminhar e em um trilha bem curta chegar a Igreja e praia da Freguesia de Santana.

Continuando a volta, chegamos a enseada do Bananal e Matariz, onde já ficamos ali em uma pousada e em seguida estamos um dos nossos queridos destinos a incrivel Aripeba e Ponta da Aripeba, uma casa que costumamos ficar que é simplesmente sensasional, que além do seu deck e pier incrivel, os caiaques, a prainha e a especial ponta da Aripeba já nos garante por alguns dias.


Primeiro confere este deck incrível:

Depois este pier e estes inúmeros saltos:

A preciosa ponta da Aripeba seus lindos corais e seu por do sol espetacular. Esta ponta é um dos melhores locais para um snorkel para ver corais e tartarugas, ali, ou a outra ponta do outro lado da Enseada do Sítio Forte, que descrevemos mais abaixo.


E o melhor, nosso Antes & Depois em Aripeba:

Continuando a volta chegamos em mais um dos nossos destinos favoritos, o Sítio Forte, estivemos ali muitas vezes, no caminho está também a disputada Lagoa Verde que é linda.


A primeira vez no Sitio Forte foi quando fizemos nosso Live aboard e pernoitamos lá em 2016, regado a lua cheia também. Depois veio sendo ponto de parada sempre e um ótimo local para o SUP.

O melhor momento no Sítio Forte foi quando reunimos a galera no feriado de 7 de setembro e comemoramos o aniversário da Marina, foi um feriadão sensacional. Alugamos a casa da Diana, enorme o suficiente para caberem todos. Um pier enorme com o brinde uma piscina, caiaques para todos circularem pela enseada. Logo ali na ponta com uma riquesa marinha incrível. Valeu galerina foi top demais!


Alguns outros registros importantes e paradisíacos da nossa ilha:





Confere nossos registros em vídeo de dias incríveis na nossa ilha!


Dia 1 - Caiaque


Dia 2 - Lagoa Azul



Dia 3 - Under the SEA


Dia 4 - Por do sol


Dia 5 - Pico do Papagaio





Comments


bottom of page