Santo André de Cabrália
Santo André é um destino que ganhou o seu glamour depois da copa, quando os alemães ali tiveram a sua base de treinos. Assim passou a ser um destino na rota de quem vai para Porto Seguro e quer algo mais sossegado. Nós já estivemos por aqui três vezes. A primeira viemos com a #primaiada reunida e foi pura diversão. A segunda foi uma parada para dormir na rota Sampa-Salvador e paramos com mais tempo na volta Salvador-Sampa.
Vindo de Salvador o acesso pela estrada da Vera Cruz é perfeito e te leva direto a Santo André, depois para seguir a São Paulo, é pegar a balsa e cruzar para Cabrália e seguir para Porto Seguro. É possivel conseguir taxi e transfers se vier de avião por Porto Seguro, ou alugar um carro.
Ficamos duas vezes hospedados na pousada e (badalado) restaurante Gaivota e na Pousada Corsário. Sem dúvida achamos muito mais interessante ficar a beira-rio que nos badalados hotéis e resorts da praia de Santo André. A pousada ponta de Santo André também deve valer a pena, mas nunca conseguimos, estava sempre lotada.
O gostoso de Santo André é justamente explorar o rio João de Tiba, seu nascer e por do sol, a variação da maré, nadar e saltar de seus piers, ou vasculhar tudo pelo stand-up. #dica: Acordar cedinho, ver o nascer do sol e remar todo o rio de caiaque ou SUP.
Muitos saltos registrados tantos do pier da pousada Corsário como da Gaivota. Cuidado, é preciso ver a profundidade antes de saltar, na maré seca descobrimos perigos que ficam por baixo!
Passear pelo rústico e minúsculo centrinho (ou avenida beira-mar) a noite em busca de um dos restaurantes para jantar. E depois tomar uns drinks e comer um delicioso brigadeiro no bistrô Luz de Minas. Tivemos até a sorte de presenciar o alinhamento de Jupiter e Saturno acima do Rio Joao de Tiba.
Em uma das paradas esticamos e fomos conhecer a histórica e bucólica Belmonte ...
e também recomendamos o proveitoso restaurante da Maria Nilza em Guaiú uns 10km de Santo André.
Há outros rios menores que merecem ser explorados de SUP subindo depois de Santo André e o próprio rio de Tiba tem passeios que vale a pena fazer e nós não fizemos. Tem também os passeios para a coroa que saem de Cabrália, mas achamos muita muvuca!
Santa Cruz de Cabrália
No dia em que partimos de Santo André rumo a Porto Seguro demos uma passada em Cabrália para visitar o centro histórico e a aldeia Pataxó
O Centro histórico é pequeno e logo percorremos e registramos com algumas fotos. Lá de cima do mirante podemos ver o desenho do majestoso rio São João de Tiba.
A visita a Aldeia Pataxó foi um programa muito cultural e divertido, principalmente para algumas de nós que já estudamos os indígenas. Ficamos muito curiosos com tudo que vimos.
E ao fim do passeio ainda almoçamos no restaurante Colher de Pau da praia de piscina em Coroa Vermelha, onde tomamos um banho gostoso na maré ainda baixa. Depois passamos pelo marco da 1a missa e a concorrida rua de lojinhas, onde achamos a loja da AnaLu.
Comments