Ouvimos falar do vale do café por um colega da Marina cujos avós tem uma linda fazenda por lá. Então resolvemos conhecer a preciosa região cheia de história e paisagens encantadoras.
Seguiamos de carro em nossa rota de volta a São Paulo desde Salvador, a previsão do tempo não muito boa nos forçou a seguir a rota fora do litoral então a última parada escolhida foi o Vale do Café.
Situado no estado do Rio, quase divisa com SP e MG são vários municípios quem contribuem com diversas fazendas na região. Todas precisam ser contatadas com antecedência para agendar a visita e infelizmente não é algo fácil encontra-las abertas ou com espaço nas visitas. Por exemplo, a fazenda do secretário, em Vassouras, uma das mais bonitas, não conseguimos visitar. Para montar o seu roteiro acesse o Portal do vale do Café, leia as informações e monte sua rota.
Nós começamos a visita em Barra do Piraí, na fazenda da Taquara e terminamos a visita almoçando por lá.
Nos hospedamos em uma deliciosa pousada Brisa do Vale entre Barra do Piraí e Conservatória, muito aconchegante, recomendamos. Mas existem inumeras opções de fazendas coloniais que são pousadas e vale a experiência de ficar em uma delas. Mas há de reservar com antecedência pois a maioria tem poucos quartos. Nós não conseguimos
A noite fomos jantar em Conservatória e o que achamos? Uma grande festa de pré-Carnaval. Conservatória é a capital da seresta e ali o samba estava animado.
Sente a força do samba de Conservatória, aumenta o volume!
No domingo visitamos a fazenda Ponte Alta, cheia de histórias do período cafezeiro no Brasil, uma aula para nós.
Almoçamos por lá e concluida a visita pegamos nossa estrada rumo a Sampa e #fimdeferias
Comentarios