top of page

Velejando de Paraty a Ilhabela no carnaval

O Sem Fim chegou ao nossos mares então resolvemos pegar uma carona. Os nossos 5 dias de carnaval íamos velejar de Paraty a Ilhabela, um roteiro com paisagens incríveis.


Dia 1. Paraty, pernoite ilha da Cotia

Chegamos em Paraty no sábado de carnaval cedinho e entramos a bordo do Sem Fim. Neste primeiro dia iríamos curtir a região de Paraty mais precisamente o Saco do Mamanguá e entornos. Apoitamos na praia do Crepúsculo, ali onde foi filmada séria com o mesmo nome, onde Edward e Bela passaram sua lua de mel. Mamãe e papai pegaram uma trilha de aprox. 50min para subir o Pico pão de açúcar que dá uma vista incrível do saco e seu entorno.

Nós ficamos com o tio aprendendo a pilotar o bote. Depois curtimos um bom churrasco brincando com as gaivotas que ali nos crecavam por um resto de carne. A tarde tomamos rota para nossa área de pernoite, um local incrível, super protegido e com uma imensidão de veleiros, a ilha da Cotia, próximo a Paraty Mirim.


Nesta noite choveu absurdamente, mas de dentro do veleiro pouco sentimos da chuva, enquanto isso, uma tragédia assolava o litoral norte de SP, com deslizamento de terra e mortes.


Dia 2. Novamente Paraty


Acordamos e pudemos curtir um pouco do entorno da ilha da Cotia, depois seguimos ao vilarejo de Paraty Mirim para reabastecimento de alguns itens importantes. Hoje seria o dia da nossa partida da velejada, seguiriamos para a praia de Laranjeiras ainda em Paraty, mas quando passamos o a perigosa ponta da Joatinga, o mar estava nervoso, ressaca ainda da chuva torrencial da noite e não conseguiriamos sequer chegar a Laranjeiras sem que fosse uma velejada sofrida, então nosso capitão decidiu por regressar a ilha da Cotia, onde pernoitamos mais uma vez.

A ponta da Joatinga é o fim da baia da Ilha Grande, a baia que fica Angra dos Reis e Paraty, onde as águas são calmas e cristalinas. A partir dali é mar aberto até Ilhabela.


Dia 3. Paraty - Ilha Anchieta em Ubatuba


Partimos cedinho, repetimos todo o trajeto de ontem e cruzamos a ponta da Joatinga. Hoje o mar estava bem calmo, a velejada seria bem tranquila. Pouco vento, praticamente navegamos no motor. No meio da tarde chegamos a ilha Anchieta e pudemos explorar um pouquinho por fora, pois ali é um parque Estadual e só é possivel pisar na areia das 9 as 17h.


Dia 4 - Ilha Anchieta em Ubatuba a Ilhabela


Mais um dia de mar tranquilo, aproveitamos para mergulhar e curtir o arrasto do barco no mar, uma delícia. Pelo mar encontramos árvores inteiras, sujeira, resultado dos deslizamentos no litoral.


Chegamos em Ilhabela com uma boa chuva. Apoitamos e descemos para visitar o centrinho da ilhabela e curtir um carnavalzinho, com muita chuva.



Dia 5 - Praia de Jabaquara em Ilhabela

Navegamos até a praia e conhecemos os famos borrachudos de ilhabela, não se pode vacilar com eles. Curtimos a praia, um riozinho e um gostoso açai. Dali partimos para São Sebastião onde desembarcaríamos para retornar a São Paulo.



Comments


bottom of page