Capitólio e Canastra

Feriadão de Tiradentes com 4 dias para aproveitar, vamos então pegar estrada e ir longe até o mar de Minas, como é conhecida o imenso lago formado pela represa de Furnas no Rio Grande. O local onde mineiros e paulistas do interior curtem a badalação náutica e que turistas também podem fazer um passeio de lancha, mas isto não é o melhor de Capitólio, a região possui um forte ecoturismo com cachoeiras belíssimas e atividade para mais de uma semana por lá. É possivel explorar a Serra da Canastra ali perto e se o tempo permitir ainda avançar para o lado de Delfinópolis, que ficamos sabendo que também é preciosa e ainda não tem a badalação de Capitólio, mas já um turismo bem estruturado.

Então vamos por partes:

Onde ficamos e onde comemos

Ficamos numa nova pousada ali às margens do lago de Capitólio, super aconchegante e bem isolada, mas de fácil acesso a Capitólio de carro. O Recanto Rainha do Lago, além de todo o básico que valorizamos, tinha uma piscina para nossa alegria enquanto papai e mamãe se divertiram com o SUP de fim de tarde pelo lago, remaram até Capitólio.

Além das opções de se hospedar no centro da cidade, muitos optam por ficar no condomínio Escarpas do Lago, seja em hotéis/pousadas ou alugando casas no airbnb ou booking.

Para o jantar na cidade, a Andréia da pousada nos deu a lista de opções, mas o melhor foi o Canoa Bonita bar, com uma musiquinha ao vivo super bacana, petiscos deliciosos e àquele ar de quiosque de praia, só que à beira do lago.

Outras opções que aproveitamos foi o Bourbon Gastrôbar, para um lanche mais leve a noite e o tô aqui na praia, que só tem opções de refeição, sem lanches ou pizza.

Segue uns links de outras opções:

O passeio de lancha em Capitólio

O mais famoso dos programas de Capitólio, mas não é o melhor, aliás, depois do acidente em Capitólio, claro que iam aparecer todas àquelas restrições sem noção, e de fato, o passeio de lancha ficou bem sem graça, só pra quem curte mesmo a badalação. O principal atrativo, os cânions, só se entra de capacete e colete e a lacha sequer para para tirar uma foto. Antes do acidente as lanchas ficavam por ali e até entravam embaixo das cachoeiras. Outras paradas também foram bloqueadas como o Vale dos Tucanos e a Cascatinha. Então se para para um banho na Lagoa Azul e em uma outra cachoeira, e depois em um flutuante que dá para tomar banho, e é isso. Vale a pena para conhecer e navegar pelas águas da represa mas não tem nada mais uau!

As saidas de lancha ficam alí ao lado do Restaurante do Rio do Turvo, na estrada depois da ponte, diversas agências e espere pagar de R$90 a R$100 por 3h de passeio. E nós fechamos o nosso na hora mesmo.

As milhares de Cachoeiras

A grandiosa surpresa de Capitólio é a qualidade de suas cachoeiras. Uma lista enorme de opções onde é dificil decidir onde ir. As cachoeiras estão em propriedades privadas e a grande maioria se paga para entrar, mas os acessos são fáceis, de carro e todas que visitamos também tem caminhadas bem tranquilas, mas vale se informar no detalhe quando montar seu roteiro. Este blog lista todas as cachoeiras e atrativos de Capitólio e nós fizemos um mapa para nos localizar e um roteiro preliminar, mas ao fim não demos conta do plano e não conhecemos todas.

As visitadas:

A trilha do sol

Fácil acesso, com ótima infra-estrutura e 3 pontos de visita, todos lindos. Importante planejar a visita para o momento em que o sol bate nos poços entre 10h e 13h, se informe melhor na entrda. O Poço dourado por exemplo é lindo ve-lo reluzindo a luz do sol, mas uma nuvem chata ali ficou e nós perdemos esta oportunidade.

As caminhadas nestra trilha são um pouco mais longas, mas bem tranquilas. Acima do rio há outro ponto de acesso, privado e paga-se outra entrada, o Costela de Ema, que nos disseram que também é interessante mas não conseguimos visitar.

Almoçamos por lá, com direito a paletas deliciosas de Goiabada com queijo Canastra de sobremesa e ainda deu tempo de corrermos para ver o #pordosol do Morro do Chapéu.

O Paraíso Perdido

Esta deixamos para o último dia, já no caminho de volta para casa e quase desistimos de voltar para casa. Lugar incrível. É possivel também acessar o rio pelo Pé de Serra, alguns quilomentros adiante e R$25 em vez de R$40, mas só vale se você for percorrer o rio todo, como nós fizemos, senão vá pelo Paraíso Perdido e suba o rio pelo menos até a bifurcação, ai vistite a gruta a direita e a Cachoeira da Àrvore à esquerda. Difícil escolher o melhor poço para banho e ainda mais difícil sair de um para o outro. A subida do rio é uma aventura a parte e vale a pena.

Morro do Chapéu

Uma subida de 8km que é bem dificil para carros baixos, mas com paciência dá para tentar. Nós chegamos ao topo em menos de meia hora e valeu a pena presenciar a #goldenhour da de cima tornando o capim dourado e visualizar o lago e o condomìnio Escarpas do Lago, que ao fim nem visitamos.

A represa de Furnas

Tente passar por lá na chegada ou saída ou enquanto estiver fazendo uma das cachoeiras. è possível passar de carro por cima da barragem mas sem parar. Infelizmente os mirantes estavam fechados e apenas um do outro lado do rio foi possivel parar. Ali também para o lado esquerdo contornando o lago tinha outro mirante e um cânion, vale checar o visual. O #pordosol ali também deve ser bem bonito, fazendo brilhar as águas do Rio Grande.

Bate-volta na Serra da Canastra

Resolvemos tirar um dos dias e fazer um bate-volta na Canastra, já que a vez que estivemos lá foi chuva e lama, desta vez queríamos conhecer a Canastra em um lindo dia de sol e aproveitar para encontrar nossos primos em São Roque de Minas.

A 80km de Capitólio em uma boa estrada em menos de 1h e meia chegamos ao parque, passando por São Roque de Minas. No centro de visitantes algumas explicações interessantes sobre a fauna da região e uma fila de carros para entrar. Eles controlam o acesso de coolers (não é permitido álcool) e também não deixaram nosso drone entrar. Mas desta vez conseguimos entrar com o nosso carro e fazer todo o percurso com ele, um carro alto, com tração 4x4, mas não é um jipe! Da outra vez que estivemos na Canastra vinhemos de onibus e pneus grande e atolamos duas vezes, sem dizer que o nosso carro voltou guinchado da Casca D´Anta para São Paulo.

O PARNA Serra da Canastra, e seus entornos, tem muito a ser explorado desde São Roque de Minas, por enquanto só fizemos o roteiro tradicional, dentro do parque que é percorrer seus lindos campos, visitar as nascentes do Rio São Francisco e ...

... visitar a cachoeira Casca D'Anta por cima, a diferença desta vez é que estava um dia lindo com muito sol e aproveitamos muito a #aguagelada do rio e da cachoeira, águas cristalinas e com muitos peixinhos, uma delicia.

E para fechar o dia, encontramos os primos no bom e velho restauranta o Velho Chico em São Roque.

Outros

Alguns passeios recomendados que não fomos: Falaram muito bem do complexo turístico da Capivara e o Costela de Ema. Também haviam opções de hospedagem e restaurantes no Condominio Escarpas do Lago, ou simplesmente conhecer o condomínio, não fomos. Alguns também atravessaram a balsa até Guapé completando um passeio nos entorno do lago, não tivemos tempo. E não visitamos o complexo do Mirante dos Cânions, nem fomos à cachoeira da Sossegada, onde fica a maior tirolesa de Minas Gerais. Enfim, há também a grande esticada até Delfinópolis, esta faremos em uma próxima viagem.