top of page

Litoral Catarinense, mesmo no inverno vale a pena

Após descer a serra do Rio do Rastro passamos por lindos vales e fazendinhas. Demos a volta pela cidade de Jaguaruna e avistamos as lagoas e dunas que dominam esta parte do litoral e enfim chegamos ao Farol de Santa Marta. Hoje o sol ficou por baixo das nuvens em um dia nublado, o que roubou a beleza daquele lugar, que hoje estava inóspito, farol fechado pela pandemia, e um vento forte.


Seguimos então rumo a Praia do Rosa, passando pela balsa de Laguna, uma volta de carro para conhecer o centrinho histórico de Laguna e chegar na Praia do Rosa. No centrinho do Rosa, tivemos um jantar divertido no Lola-Resto bar e com a companhia de dois meninos que chegaram com outra família.


Praia do Rosa e Garopaba (3 noites)


A pousada da Praia do Rosa, a Rosa e Canela super recomendamos. Chalé bacana com varandinha e rede para balançar, bem pertinho do centrinho e uma atenção incrível da Gabriela. Tudo perfeito para em vez de ficar uma noite como planejado, ficamos 3 noites!


Em nosso primeiro dia na praia do Rosa o sol saiu e apesar dos 19 graus, curtimos a praia. Depois de percorrer as vielas do centrinho, com belos visuais, chegamos a lagoa e a praia. Que lindo lugar.

Hoje relaxamos na praia, construimos uma cidade inteira na areia da beira da lagoa e nos atrevemos até a entrar naquela água fria. Betina de biquini, parecia que estava em pleno verão, cadê o frio? Frio que nada!

Depois de um almoço bem no fim de tarde no centrinho do Rosa e tomarmos um banho na pousada, fomos rolar e nos sujar novamente no por-do-sol das Dunas do Siriú, em Garopaba. Que lugar incrível! E na volta para a praia do Rosa, passamos pela loja da Mormaii, parada estratégica para comprar óculos de sol, camisas UV, e presentes para o papai, a gente adora a Mormaii! Jantamos ali também no Mormaii Surf Bar.


Achamos tão incrível o nosso program de duna que no nosso segundo dia na praia do Rosa, saimos em busca da duna perfeita! kkkk

A primeira expedição passou pela praia do Ouvidor, atravessamos pastos e bois, e chegamos as dunas do Ouvidor, mas não deu muito certo. As dunas eram curtas e ventava muito estilhaçando areia na gente. Mas foi muito divertido nószinhas sozinhas naquela imensidão de dunas a rolar e rolar!

Partindo do Ouvidor fomos para o point dos surfistas de Garopaba a praia da Ferrugem. A praia estava muito bacana! Comemos pastéis deliciosos para passar a fome, de um dia que provavelmente não haverá almoço por falta de tempo. Apreciamos as ondas e as manobras radicais dos surfistas, brincamos na areia e então resolvemos voltar às dunas do Siriú, continuando a nossa busca pela duna perfeita..

E encontramos a duna perfeita! Que lugar sensacional, um dos highlights da nossa viagem. Diversão total por aquelas dunas!


Última noite na praia do Rosa era uma noite de sábado, um decreto fechou bares e restaurantes, então programamos uma fogueira no lounge zen da pousada, mas a ventania noturna inviabilizou. Frustração, mas tudo bem, fechamos nossas três noites em Garopaba e Praia do Rosa, com um céu estrelado incrível.


Bom dia, hora de partir, mas no caminho rumo à São Francisco do Sul, nossa última noite em Santa Catarina, teremos três paradas hoje.


Primeira parada: Barra da lagoa de Ibiraquera e praia do Luz

Uma rápida passada para relembrar que Marinoca com 1 ano aproveitou bastante aquela praia. Então hoje vamos ter por aqui umas fotos "Antes e Depois"


Antes (Marina 1 ano)

Depois (Marina 8 anos)

O visual de inverno bem diferente do dia mais quentinho que àquela doce careca gorduchinha se esbaldou nas águas geladas.


Segunda parada: Guarda do Embaú

Outra das nossas favoritas! O dia hoje estava tão gostoso que entramos naquela água fria e nadamos muito. Vejam o antes e depois aqui também:

Veja aqui o post de 2012 em Garopaba


Terceira e última parada: Balneário Camboriú

Uma surpresa em ver como cresceu Camboriú, uma cidade cheia de arranha-céus (mamãe, o que é arranha-céu? pergunta a Betina). Nossa visita seria rápida, não queriamos correr riscos do Covid nas aglomerações de Camboriú, então corremos para o passeio pelo parque Unipraias, para um visual incrível da cidade pelos bondinhos. Lá em cima no morro uma diversão garantida, mas a Betina não tinha altura para a tirolesa radical que havia ali para descer para a praia de Laranjeiras. Vamos voltar um dia!

Depois uma rápida circulada pelo pier, que estava muito cheio de gente, apreciando a golden-hour do skyline de Camboriú, e então partimos para São Chico!


São Francisco do Sul

Terminamos nosso tour pelo litoral em uma noite em São Francisco do Sul, uma cidade portuária, mas com seu valor histórico de uma colonização açoriana. Um centrinho histórico lindo que exploramos rápido no dia seguinte, pois estava tudo fechado pela pandemia. Teremos que voltar para visitar ali o importante museu da navegação e jantar em alguns restaurantes transadinhos no centrinho. Hora de pegar a longa estrada de volta para São Paulo. #partiu volta pra casa




Comments


bottom of page