Nest post vamos compartilhar um guia completo sobre esta baía maravilhosa, o chamado paraiso náutico brasileiro, e nosso parque de diversões da nossa infância. Desde onde ficar, atrações, restaurantes, como explorar e o que fazer.
Desde pequeninas curtimos as lindas praias de Angras dos Reis. Apesar de longe de São Paulo, nossos pais acham que a longa estrada vale a pena, pois o cenário, a natureza exuberante e águas cristalinas são fonte de renovação da nossa energia no fim de semana. Foram vários fins de semana em Angra que nos deu o privilégio de explorar por completo cada cantinho da baia e da ilha Grande.
Para garantir dias perfeitos, águas limpíssimas e grande visibilidade, temperatura agradável, menos gente e mosquitos, Angra é perfeita no inverno, estação seca de março a novembro. Muitas vezes os veranicos de julho são dias incríveis e é quando nós vamos para Angra!
Neste post vamos falar apenas da baia de Angra, Veja também nosso post sobre a Ilha Grande. Em nosso mapa localizamos melhor as nossas dicas que listaremos abaixo.
ONDE FICAR
A baia de Angra tem muitas ofertas de casas a beira mar para alugar para todos os bolsos, luxo e quantidade de pessoas. Aqui vamos dar as dicas de locais mais "raiz", valorizados pelo seu entorno e localização e não pelo luxo da casa em si ou do condomínio.
Melhor lugar: Vila Velha: Próxima ao centro de Angra a praia da Vila Velha é a localização estratégica das prinicpais atrações da baía, fica ali de frente a ilha da Gipóia. Uma natureza exuberante e ficando na ponta norte da enseada o por do sol maravilhoso é garantido.
As lindas e diversas paisagens da Vila Velha, seu amanhecer e entardecer e seu magnífico por do sol e da lua.
A Ilha da Gipóia também possui pequenos paraísos, mas a dificuldade é que precisa chegar de barco com malas e compras de mercado.
Figueira, Retiro, Ponta do Sapé, outras praias próximas a Vila Velha seguindo pela ponta direção sul, que você também pode encontrar casas a beira-mar para alugar e tem uma localização boa para explorar as melhores atrações.
Itanema, Bracuhi e Frade, são condomínios que ficam mais para dentro da baia, portanto mais afastados das atrações, mas possuem muitas ofertas de casas, vilages para diversos bolsos, sendo o Frade o mais luxuoso e famoso.
Existem várias outras opções na direção do Rio de Janeiro, achamos mais distantes de São Paulo então não conhecemos, por exemplo o Portogalo.
Hotéis e Pousadas: Destacamos no mapa algumas pousadas que conhecemos, são poucas, melhor pesquisar no booking e tem o Fasano lá no Frade, para quem curte esta proposta...
Resorts: Vila Gallé é uma boa pedida, o Club Med Rio das Pedras, já fica muito afastado de São Paulo.
A primeira vez que fomos a Angra ficamos em um condomínio em Itanema, eramos pequenas a Betina tinha 6 meses.
ATRATIVOS
Como todos devem saber, é preciso alugar um barco para percorrer a baia e explorar as praias. Como alugar um barco, não sabemos, temos o nosso, mas também deve ter bastante oferta e há casas que alugam também barcos em conjunto.
Nossos favoritos na região da Ilha da Gipóia:
Praia do Dentista, com sua areia branca, águas limpíssimas e cristalina, um paraiso intocado até ser povoada por lanchas e iates de todos os tamanhos, e se tornar a praia mais badalada de Angra dos Reis. Chegue cedo para ver o Dentista como ela realmente é, vale muito a pena. Cedo é antes das 10h. É mandatório ir ao Dentista!
Ilhas Botinas
Dois ilhotes rodeados de águas cristalinas e muitos peixinhos. Parada obrigatória no passeio para Cataguas ou Dentista para um bom snorkel. O por do sol ali também é lindo. Mas como o Dentista enche bastante, chegue cedo ou passe no fim da tarde e já fique para o por do sol.
Ilhas Cataguas
Duas ilhas com areias brancas e praias rasas, perfeitas para muitas brincadeiras na água, sensação de uma gigantesca piscina. Um local que também atrai muitos barcos.
Ponta da Piedade
Um cantinho precioso na ilha da Gipóia. Vale chegar antes das escunas e observar a maré para atravessar ao outro lado da praia. Uma praia tão tranquila que mais parece uma piscina, as crianças ficam soltinhas. Pegue também a trilha para a praia da Piedade, uma praia muito gostosa para caminhar à sombra das amendoeiras, se quiser pode seguir pela trila para praia da fazenda e das flechas.
A Marina em diferentes momentos e idades (4 e 9 anos) na mesma praia. Veja como o sol e a luminosidade fazem uma bela diferença no visual.
Outras praias na Ilha da Gipóia também valem um visita:
Praia das Flechas
Praia da Piedade
Praia da Fazenda
Parte sul da baía de Angra
Ilha de Paquetá e Itanhangá
Um canto de praia esverdeado com uma vendinha de pastéis e outras comidinhas gostosas. Próximo aos condominios e marinas da movimentada baia da Ribeira é perfeito para quem não quer ir longe. As prainhas se encontram dos dois lados e as crianças adoram. Na Ilha de Itanhangá tem uma trilha indicada na praia, bem curtinha e fácil, de uns 10 minutos que leva ao topo da pedra e tem um visual incrível da baía, não deixe de fazer.
Praia do Pingo D'água
Mais um pequeno segredo de Angra e uma de nossas favoritas, águas verde esmeralda e quentinhas, pois é banhada pelas águas que resfriam a usina nuclear, e areia branca. Mas tecnicamente proibida para barcos, pois está em uma área de proteção ambiental.
Praia do Laboratório, Secreta, Algodão
Todas ficam ali próximas uma da outra e é dificil saber qual é qual. Bem próximas aos condomínios do Bracuhy e Frade, local para quem não quer ir longe. A praia do Algodão é a menos visitada e mais especial, com uma pedra gigante para boas escaladas.
Praia da piscina
Ali dentro da baía em frente a ilha das flechas, existe uma casa cuja a obra foi embargada e fizeram uma piscina no mar, que quando a maré enche fica uma delicia.
Percorra pelo mapa abaixo no Google maps as dicas gerais de praias, hospedagens, restaurantes que marcamos para você. A cada click o detalhe do local.
Veja também nosso post sobre a Ilha Grande
Uns registros a mais da nossa baía e suas cores:
Comments