Este post é para organizar nossos registros de viagens a Gamboa do Morro de São Paulo, que foram muitas, já que adoramos curtir a companhia dos nossos tios ou primos que sempre estão por lá.
São duas ilhas, Tinharé e Boipeba. Gamboa e Morro de São Paulo ficam em Tinharé.
MORRO DE SÃO PAULO e GAMBOA
Morro de SP é super badalada e turística, Gamboa é uma vila de pescadores mais rústicas. Em grandes feriados ambas ficam bem lotadas e ruidosas.
Para chegar pode-se enfrentar o mar direto de Salvador e em menos de 3h se chega a Morro de SP, 20 min depois a Gamboa. Alguns sofrem de enjoo neste barco. Outra opção é seguir de carro ou fazer o trajeto de onibus (bem mais demorado) via Bom Despacho na Ilha de Itaparica até Atracadouro que partem barcos direto a Gamboa e/ou Morro.
Onde ficar em Morro: Inumeras opções de pousadas no centrinho, na 2a, 3a ou 4a praia. Quanto mais afastado você vai precisar da ajuda dos "taxi" carrinhos de mão no porto para levar as malas
Em Gamboa, existem opções de pousadas na Vila (Biônica ou Por do sol), pousadas bem simples, ou na praia já rumando as falésias. Nós geralmente gostamos de ficar na vila.
O que fazer?
Além de curtir a deliciosa praia de Gamboa, tem que fazer a caminhada em maré baixa passando pelas falésias até Morro, e claro, parar para se lambusar na lama das falésias.
Em Morro continuar a volta, ainda estando a maré baixa, curta as piscinas ao pé do morro do farol, tendo energia seguir a 1a, 2a e 3a até morrer na 4a praia e pegar um trator para voltar pra Gamboa. Senão regressar a Morro em tempo de aproveitar o por do sol na Toca do Morcego, uma balada sensacional. Antes disto, use a sobra de energia que tem para chegar ao farol e o mirante. Em outro dia você pode até descer a Tirolesa do Morro e também ver o por do sol do forte.
Este foi um resumão hein? Dá pra explorar tudo com bem mais calma.
Confere outros registros de viagens à Gamboa, Morro e Boipeba:
Gamboa tem história confere uma das anteriores, nesta viagem Murilo não era nascido e Betina era um bebê de 3 meses.
Mas vamos para Boipeba.
É preciso pegar um 4x4 desde Morro ou Gamboa até a Boipeba. Chegando na boca da Barra um barco te buscará para atravessar para a Ilha de Boipeba. Ah, no caminho pare na praiá de Garapuá, já negocie antes, e aprecie as lambretas e o caranguejo das barracas de lá.
Boipeba tem muitas opções de pousadas, nós sempre pegamos algumas simples na vila. Explore tudo por lá. Faça o passeio de barco de volta a ilha e não deixe de fazer a caminhada em maré baixa de Boipeba a Moreré, saia cedo para dar tempo de curtir muito a praia de Moreré, almoce no restaurante Paraiso, logo que chegar a Moreré. Depois volte de trator para Boipeba.
Comments