São João na Chapada Diamantina, Corpus Christi 2019

Uma das maravilhas para as crianças é a festa de São João, ainda melhor se for no interior da Bahia e ainda mais fantástico se for em uma das charmosas vilas históricas da Chapada Diamantina. O dificil é chegar lá, já que as férias escolares em São Paulo, só começam uma semana depois do São João. E então, qual a solução? Planejar com antecedência naqueles anos em que o feriado de Corpus Christi coincide com o São João e 2019 foi pimba, em cima. A grande comemoração acontece na vespera do dia de São João, que é 24/06 e feriado no estado da Bahia. E ai, quando vira feriadão emendando com Corpus Christi os baianos debandam para o interior do estado em busca da melhor celebração do São João. Ai pode escrever, o trânsito entre Feira de Santana e Salvador, na ida e/ou na volta, é surreal. Um trajeto que em geral leva 1 hora, pode levar até 5 horas. Foi o que aconteceu em meu primeiro São João na Chapada, eu ainda estava na barriga da mamãe, com 6 meses de gestação. Foi em 2011, quando Corpus Christhi coincindiu e a mamãe foi com o papai, na volta eles pegaram muito trânsito.

Outros posts sobre a Chapada Diamantina:

Neste post explicamos direitinho como explorar as diversas regiões da chapada.

Para hospedagem, Mucugê seria uma opção mais prática e com bastrante festividade, mas não conseguimos hospedagem, já estava tudo lotado. Então nos hospedamos na pitoresca Igatu, com festas mais tranquilas, a 30 minutos de Mucugê. Voamos pela ssaredo para Vitória da Conquista e lá alugamos um carro para chegar até Igatu. Ótima alternativa, o trajeto tanto na ida quanto na volta ficou tranquilo, livre de trânsito e levamos no máximo quatro horas. Em geral as passagens da Passaredo para VCD são bem mais caras do que as passagens das outras companhias para Salvador. Mas este ano com o efeito Avianca, estava tudo caro, assim, a Passaredo, ainda que cara, estava com preços melhores que os vôos para SSA. Então, vamos gastar, pois vale muito a pena!!

Em VCD alugamos um carrinho básico na Localiza e la vamos nós. Chegamos exatamente na noite de quarta-feira e o retorno programado para a madrugada de segunda-feira. Segunda-feira seria o dia 24, o feriado de São João na Bahia, mas tinhamos que voltar para o dia útil em SP, perderiamos a noite de São João em si (a vespera) mas ok. Teriamos quatro dias incriveis pela frente.

Em VCD pegamos hotéis simples e confortaveis com ótimos café da manhã do interior pelo booking. Em Igatu, uma vila pequenina construida com casas de pedras, é um charme para o São João. O ideal é ficar em Mucugê, ou se quiser mais agito ficar em Lençóis, mas não conseguimos boas opções em Mucugê então fechamos uma linda casa na encosta do penhasco de Igatu com uma vista linda do vale, pelo Airbnb. A proprietária um tanto confusa nos trâmites, então vale um contratinho detalhado com ela para não correr riscos, caso queira alugar esta casinha um dia. Casa Natureza em Igatu, procura lá no AirBnb ou Homeaway.

Chegamos em Igatu no começo da tarde de quinta-feira e encontramos a primaiada!! A cidade estava linda decorada para o São João.

A noite decidimos ir a Mucugê ver os preparativos para o São João de lá. De Igatu a Mucugê é meia hora, pela estradinha de pedras complexa que chega a Igatu.

E estava tudo muito animado, hoje já conseguimos ver as lindas quadrilhas dos pequenos!

E soltar fogos foi bom demais, viemos com um arsenal que o dindo montou pra gente, tinha de tudo!

E o melhor do São João da Chapada, é que de dia nós disfrutamos dos prazeres da Chapada, muita aventura, trilhas e cachoeiras

E esta turminha aqui é tão forte que a gente faz trilha de mais de duas horas num ritmo de corrida e Betina índia total, descalça!

E depois ela sabe relaxar nas cachoeiras!

E em Igatu particularmente as boas escaladas de Igatulands. Este paredão que fica na cidade é perfeito para uma escalada e bem perigoso!! O dificil foi descer. Eu e Betina subimos, a mamãe ajudou-a, mas a descida que deu frio na barriga!!

E hoje é a noite de colocar a fantasia e entrar na dança! A produção foi geral, ficamos lindonas!!

Eita noite divertida!! E no dia seguinte acordamos empolgados para uma cachoeira maravilhosa, Cachoeira da California por uma trilha dificil mas nós tiramos de letra!!