Incrível Chapada Diamantina!

Vamos ajudar muitos amiguinhos a conhecerem a Chapada! Basta dizer que sem dúvida um dos melhores passeios de aventura no Brasil, de fácil acesso e para todos os gostos. Deixe a preguiça em casa e aventure-se pelos quatro cantos da Chapada.

Leia com atenção o site da chapada: www.guiachapadadiamantina.com.br, e se possível compre o guia, vale a pena! O site explica bem as atrações da Chapada que são diversas. Como é muito grande, em geral é para conhecer cada região por partes.

Vamos dividir a chapada em 4 partes no mapa abaixo:

1. Parte Norte - Lençóis e Vale do Capão

É a primeira a se visitar e mais turística, a região de Lençóis e esticar até o Vale do Capão. Esta parte pode ser explorada em diversas viagens aprofundando-se na dificuldade das trilhas. Por exemplo, está na nossa lista ainda fazer a trilha da Cachoeira da Fumaça por baixo, que dizem não ser ideal para crianças. Aqui colocamos apenas um pouco da rápida visita que fizemos a Lençóis, mas o mapa cobre bem os pontos a visitar. O vale do Capão fizemos depois do Trekking no Vale do Pati , então confere os detalhes lá, vale a pena passar algumas noites no Capão e explorar a vila e suas cachoeiras também.

2. Vale do Pati

è uma parte incrivel no meio da parte norte da chapada somente acessivel por trekking, isto é, trilhas de mais de um dia com pernoite nos vilarejos locais. Há opção de diversas rotas, travessias ou ida e volta ao vale, saindo dos vilarejos de Guiné ou do Capão ou da cidade de Andaraí ou até mesmo Lençóis. Nós fizemos o Vale do Pati no reveillon de 2020, ida e volta de 4 dias, saindo de Guiné. Em outro post falamos da nossa experiência de Trekking no Vale do Pati

3. Parte Central: Mucugê, Igatu e Andaraí

A cidade de Mucugê merece ser base para a exploração da parte central, mas a charmosa Igatu, cidade de pedras, merece pelo menos um pernoite. Nós passamos o São João por lá, alugamos uma casinha especial encrustada nas pedras do penhasco, foi incrível. Nós exploramos esta parte da chapada nesta viagem, detalhes abaixo, e em outra que viemos para o feriado de Corpus Christi para curtir o São João, confere lá como foi o São João da Chapada Diamantina, muito precioso!

4. Parte sul, Ibicoara

Por último, a parte mais remota da chapada, que guarda atrativos pouco explorados mas que valem a pena, ou por um bate-volta de Mucugê, ou hospedando-se nas comunidades próximas aos principais atrativos nas comunidades de Brejões ou Baixão, que ficam próximas as saídas das trilhas da Cachoeira do Buracão, a princesa da Chapada, linda e de trilha fácil, e a com trilha mais dificil, a Fumacinha. Neste post detalhamos um pouco a nossa aventura por Ibicoara. Se a opção for chegar a Chapada por um vôo a Vitória da Conquista, entra-se na Chapada pelo sul, direto por Ibicoara.

5. Extra: Rio de Contas

Depois de anos percorrendo os limites da chapada Diamantina em 2022 fomos à Rio de Contas que fica além do PARNA e é um pedaço que também vale explorar. Confere o post.

Então vamos lá, explorar a parte Sul (Ibicoara) e central (Andarai, Mucugê, Igatu) com uma rápida passada em Lençóis no final.

1. Região de IBICOARA

Aproveitamos para voar para Salvador logo em nosso primeiro dia de férias, o propósito era conseguir ainda um pouco de festa junina, como tentativa da festa de São Pedro, celebrada no dia 29/06, mas não conseguimos. Assim a 2a dica, se puder, vá em junho e aproveite algumas das festas juninas, ou o próprio São João. As cidades estarão bem cheias, reserve com antecedência, mas será uma experiência junina incrível, que infelizmente só conheço pelas histórias de infância da mamãe.

Nosso primeiro destino foi o extremo sul da chapada, a região de Ibicoara. Por ser bem afastada, a viagem leva aprox. 7 horas de Salvador. Nós quebramos o trajeto dormindo no meio do caminho. Até lá estrada asfaltada, mas alguns buracos e muito caminhão, requer muita atenção.

A cidade de Ibicoara é pequena e sem muito atrativo, mas com boa infra estrutura de pousadas e restaurantes interessantes. Uma pracinha central decorada e um barzinho onde assistimos jogos da copa.

Ficamos na pousada Flor de Lotus, super recomendada para nós, com um parquinho e um salão de jogos bacana! A Conceição muito solicita e um café da manhã padrão maravilha da região, delicioso!! Esta é uma das vantagens da Chapada, tem um café da manhã, que só o interior da Bahia conhece!

O principal da região, acessível para nós crianças, é a cachoeira do Buracão, uma trilha de aprox. 1h que é tranquila. O inicio da trilha fica a 28km de estrada de terra de Ibicoara. Há que pagar a entrada e o guia que te leva a cachoeira e te ajuda a descer as pedras e nadar até o buracão, além de fornecer os coletes. Por todo o caminho podemos parar para apreciar a paisagem dos cânions, cachoeiras e tomar bons banhos de rio ao longo do caminho!

Nós, garotas super-poderosas, preparadas para a trilha com a nossa prima Ana Luiza e sedentas por banhos de rio de águas escuras, mas refrescantes, tipico da chapada.

Apenas na chegada da cachoeira temos aventura, a descida por escadas e pedras, que nem a Betina se intimidou e depois o nado em água gelada pelo cânion até chegar a cachoeira. Ai sim a Betina ficou com muito frio! Este é o lindo cânion que íamos enfrentar para chegar a cachoeira do buracão. É a Betina e o Murilo apreciando enquanto todos colocavam os coletes salva-vidas para entrar naquela água gelada.

Infelizmente pegamos época de chuvas e a cachoeira estava muito forte, primeiro não deu para eu fazer meu sonhado rapel e segundo, a visita a cachoeira ficou bem molhada, nem as fotos se salvaram. A Betina ficou com muito frio, não curtiu. Mas eu e a AnaLu aproveitamos, foi divertido descer a correnteza do cânion.

Na volta tiramos uma foto de cima e pudemos ver o Buracão!

Aqui sou eu no cânion!

A outra super aventura na região é a cachoeira Fumacinha, que fizemos em outra oportunidade já maiores. A trilha é bem puxada mais divertida, foram mais de 3 horas de pula pedra e pequenas escaladas em paredões do rio, e alguns sobe-desce, mas pouco íngreme. Partimos cedinho do povoado do Baixão e conseguimos finalmente conhecer a grandiosa Fumacinha. No Baixão tem algumas casas que alugam quartos como a Biazinhha, onde ficamos. Na volta já dormimos nos Brejões, na casa da Edilene, que já fica mais próximo da cachoeira do Buracão. Tudo simples, raiz, com o visual, aconchego e comida caseira e gostosa da Chapada.

2. Região de MUCUGÊ

Mucugê fica no meio da chapada e é uma cidade histórica muito linda. Decorada para as festas juninas e a copa estava um charme, que cenário!

Brincamos muito pelas portas e janelas decoradas da cidade!

Em Mucugê assistimos o jogo do Brasil contra o México, foi uma festa no restaurante Sabor & Arte!

Ficamos hospedadas em duas pousadas, uma legal chamada Mundo Azul e uma outra bem honesta no centro chamada Santo Antonio, a primeira com um super café da manhã, mas a segunda com menos opções, mas também muitas delicias!

Para jantar fomos ao Point da Chapada, muito gostoso também! Conseguimos brincar pelas ruas da cidade e ainda achamos uma fogueira acesa para queimar nossos últimos fogos. A cidade estava linda do entardecer a lua cheia!

Em Mucugê há muitas opções de passeios, já saindo da cidade tem que visitar o cemitério bizantino e brincar de zumbi!

Ali por perto também fica o projeto Sempre Viva, que preserva esta florzinha do cerrado que se fazem arranjos lindos.

Curtimos um lindo fim de tarde depois do jogo do Brasil

e um delicioso banho de cachoeira!

No dia seguinte fomos visitar o incrível Poço Encantado, este, diferente do Poço Azul, não é permitido a entrada de crianças e nem a flutuação, mas seguramente valeu a visita para o papai e a mamãe.

Perto dele também acessando por estradas de terra fica o Poço Azul. Este sim é permitida a flutuação e é muito divertido. Atenção, cada poçõ tem um horário limite da entrada da faixa de luz, então fique atento para não se atrasar, nós fomos por pouco!

3. Região de IGATU

Que cidade linda e pitoresca! Uma paixão! O acesso à cidadezinha é por uma estrada de pedra, íngreme pela serrinha com uma bela vista aos arrededores e praias do Rio Paraguaçu.

E ao chegar a cidade mais um cenário lindo enfeitado de bandeirolas.

Casinhas de pedra, do tempo da mineração. Ali também é possível fazer uma visita a um extinta mina de exploração de diamantes na região, a mina Brejo-Verruga.

Conhecer a rua da igrejinha, com cemitério e um pequeno museu que registra os tempos em que Igatu era uma grande vila que vivia da mineração. No mapa está marcado como Machu Pichu da Bahia.

Igatu também é conhecida pela aventura e os esportes, que gostamos muito, chamada de Igatulands, pois tem locais muito interessantes para prática de escalada em paredes de pedra, chamado de boulder, que aqui tentei me aventurar um pouquinho.

Igatu foi apaixonante, marcou nosso coração. Ali ficamos na pousada Flor de Açucena, um lugar muito gostoso com quartos de pedra, tipo Flintstone, rodeados pela vegetação local e um delicioso rio que obviamente não deixamos de dar um belo mergulho. O baião de dois do restaurante Água boa também vale provar!

4. Região de ANDARAÍ

Continuando rumo ao norte da Chapada a próxima cidade, também histórica, mas bem maior e por isso menos aconchegante e pitoresca é Andaraí. Ali nossa passagem foi rápida.

Primeiro fomos a cachoeira Donana,

para depois um banho no Rio Paraguaçu, um importante rio que corta a Bahia e que lá no fim é represado na barragem de Pedra do Cavalo. Na volta a Salvador vamos passar por ele de novo.

E finalmente chegamos ao nosso esperado pantanal do Marimbus. Pois é! Na Chapada também tem pantanal, e o nosso passeio foi incrível. Infelizmente não havia stand-up, que era o que buscávamos, mas a canoagem também foi divertida e deu também mais banho de rio!

5. Região de Lençóis

Por últimos chegamos até Lençóis. Desta vez passamos por ali apenas para almoçar, dar um rápido passeio pela cidade que estava também linda e enfeitada de bandeirolas

e conseguimos ainda mais um banho rápido nas águas do Rio Serrano, um lugar incrível que poderíamos haver ficado ali o dia todo de poça em poça d'água, em inúmeras hidromassagens e escorregadas.

Como falamos lá em cima, Lençóis tem muitas outras atrações, mas ai, requer uma viagem só para ela, e desta vez tínhamos que ir embora. Tchau Chapada Diamantina, adoramos a aventura por aqui!

6. Cachoeira de São Félix

Na rota de volta para Salvador, já fora da região da Chapada, pernoitamos em mais uma cidade com história, Cachoeira de São Félix, banhada pelo Rio Paraguaçu que tomamos banho quando ele estava limpo lá em cima na Chapada.

Ficamos em um hotel interessante que um dia havia sido um convento, o Convento do Carmo.