Além da Chapada Diamantina em Rio de Contas

Nossa primeira parada em nossa rota de retorno para São Paulo via MG seria Itaetê na Chapada Diamantina, simplesmente para conhecer a cachoeira do Herculano, mas tivemos um reveillon contagiante em Piranhas e a primeira a ficar mal pela Influenza foi a Marina, assim não conseguiríamos fazer a trilha. Então fica aqui o nosso registro de parada e tentativa. Ficamos na rústica mas aconchegante pousada do Poço Encantado em Itaetê, mas a cidade não tem nada, mal foi dificil achar onde comer em um domingo. Pelo menos ainda conseguimos apreciar o magestoso rio Paraguaçu que nasce na chapada Diamantina e beira a cidade. Com as chuvas ele estava bem cheio e caudaloso. Ali próximo a Itaetê também tem a Cachoeira Encantada, Olhos Dágua e o Poço Encantado atrativos da Chapada que valem a visita e de Itaetê que pode-se tomar uma rota de estrada de terra direto às cachoeiras do Buracão e Fumacinha, sem ter que dar a volta por Ibicoara.

Partimos rumo a Rio de Contas, passamos por Mucugê, que chovia e pouco conseguimos relembrar das últimas vezes que estivemos por aqui, e àquele São João maravilhoso nesta cidade. Seguimos por uma estrada de terra, preocupados com as condições, já que havia chovido muito no último mês por aqui. Encontramos grandes buracos e trechos alagados, mas felizmente chegamos à Rio de Contas que fica a menos de 2h de Mucugê,

Em Rio de Contas ficamos na Pousada Portugal, uma delícia, tudo novinho, quartos espaçosos, ótima localização, café da manhã delicioso, e ainda uma piscina gelada. Outra opção é a pousada Sempre Viva.

Rio de Contas tem vários roteiros de cachoeiras e cumes e programas diversos, além da cidade histórica, um charme só. Nós estávamos limitados pela influenza que atacou a familia toda, então tivemos que nos poupar e circular menos, mas ainda assim conseguimos aproveitar.

O Centro histórico tem muito o que se percorrer, mas é tudo pertinho e fácil de caminhar. Muita história, desde a igreja de pedra, até o prédio onde funcionava a cadeia que prendeu muitos escravos.

A cidade estava toda decorada para as festas de fim de ano, e ali na praça da matriz encontramos um bom açai.

Em nosso segundo dia procuramos uma trilha mais tranquila, então exploramos a estrada real e a cachoeira do véu da noiva, depois um rápido banho na cachoeira do Fraga, bem próximo a cidade e então almoçamos e curtimos os tobogãs e poços da fazenda Vaccaro, que produz uma cachaça que já foi campeã nacional.

No dia seguinte nossos pais foram subir o pico do Itobira, o segundo pico mais alto do nordeste. Aliás, aqui na região ficam os três mais altos picos: O mais alto, Serra do Barbado, o segundo, o pico do Itobira e o terceiro e mais turístico, o Serra das almas. Segundo o guia Muca, o Samuel (77 8115-2228), eles foram os mais velozes e alcançaram o cume em 1h e 28min.