top of page

Verão na Bahia - Dicas de Salvador

Este post será para trazer boas dicas de como curtir o verão em Salvador com a criançada, pois na Bahia é sempre #primaiadareunida.


Onde ficar

O ideal é ficar mais proximo do centro nos bairros da Graça, Rio Vermelho, Ondina e Barra, pois tem melhor acesso aos pontos turisticos. A novidade agora são pousadinhas também aconchegantes em Santo Antônio além do carmo, mas ficar por lá tem um acesso mais difícil para circular pela cidade.

Aqui somos nós curtindo a piscina da prima Sofia! Um super visual em Ondina!

Ondina é colado ao Rio Vermelho, que é bem gostoso passear por lá, fim de tarde ou curtir um bar, um restaurante ou uma pizza a noite. Sem contar o bom e velho acarajé.


Mas fica na Barra também é interessante, pois além de estar perto de uma praia maravilhosa que é o Porto da Barra, podemos curtir o por do sol no farol ou no porto da Barra, o fim de tarde por ali também é bacana.

A grande diversão este ano foi aproveitar 100% a praia do porto da Barra. Uma das mais bonitas praias do Brasil, de águas limpissimas na boca da entrada da Baia de todos os Santos. Uma praia urbana, de fácil acesso, o que a faz estar sempre lotada. Por isso para curtir bem esta praia é preciso chegar cedo, ou tarde, e curti-la de preferencia durante a semana, aos sábados e domingos e segundas fica bem cheio.

No Porto da Barra nós nadamos bastante pois o mar é bem calmo. Legal também é alugar e curtir um stand-up. A mamãe também adora nadar nesta praia, ela diz que é uma das melhores, você nada vendo grandes cardumes de peixes, só tem que tomar cuidado com os stand-ups desgovernados.

A praia é completa! Areia gostosa para grandes buracos e castelos, espaço para nossas estrelas e capoeira só no fim de tarde, que vem com um visual incrivel, sempre ficamos por ali esperando o por do sol e saimos da praia a noite!

Mas pra gente o grande diferencial do porto da barra, são os nossos saltos mortais do quebra-mar. É nóis e a molecada aterrorizando nos mortais!

Outra praia que vale uma dica é a praia do farol da Barra, o por do sol no farol é algo imperdivel, tem que planejar para estar lá na hora certa!!

As praias do clube espanhol e de Ondina tambem são uma delicia, principalmente durante a semana e em maré baixa. O acesso da praia abaixo fica a esquerda do Cristo, que fica depois do farol da Barra.

Um outro passeio que tem que fazer é conhecer a Baia de todos os Santos, pegar um escuna e passear por ai. Nós gostamos muito de passear pela baía, de veleiro ou de lancha. Este aqui foi um de nossos passeios a ilha de itaparica.

Os barcos de passeio pela baía ou de travessia para a Ilha de Itaparica saem do terminal turístico náutico em frente ao mercado Modelo. Se for atravessar de carro para a ilha, os ferry-boats ficam um pouco mais para frente.


A Ilha em si merece um post detalhando sua prais e atrações. As que gostamos muito de ir de lancha é a praia da Penha, mas se você for a pé ou de carro vá até a vila de Itaparica. Confere o post de Itaparica.


O passeio de escuna na baía visita a ilha de Maré e a Ilha dos Frades e a ponta de Nossa senhora. Hoje há um restaurante muito gostoso por lá.

Enfim, velejar é algo que para nós é muita curtição. Pense em fazer um charter e quem sabe velejar até morro de São Paulo, é muito bom! TEmos alguns posts sobre nossas velejadas: Velejando na Baía de todos os Santos

Agora vamos falar da nossa diversão garantida, a tirolesa do morro do Cristo, na Barra, tem que ir!!

CENTRO HISTÓRICO:


Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Plano Inclinado, Catedral Basilica, Terreiro de Jesus, Pelourinho, Convento do Carmo e Santo Antônio além do Carmo.

Agora vamos falar do passeio no centro histórico, tem muita coisa para fazer lá. Primeira dica, vá de busão!! Sem frescuras!

Sofia num busão?

Elevador Lacerda e Plano inclinado

Comece o passeio por baixo, visite o mercado modelo e tire fotos de baixo do elevador Lacerda e suba para a cidade alta pelo plano inclinado Gonçalves

Logo ao chegar na parte alta pelo plano inclinado é a hora de visitar a catedral basílica recém reformada. Ali perto também fica o museu do carnaval que vale muito a visita.


Falando em museus #ficadica, todos ali pelo centro histórico: Cidade da Música, ao lado do Mercado Modelo na cidade baixa, Casa do Carnaval da Bahia, ao lado da Catedral Basílica, não deixe de chegar ao café no rooftop, vista incrível e super astral. Fundação Casa de Jorge Amado, bem ali no Pelourinho. Museu do Mar de Aleixo Belov, lá em Santo Antônio além do carmo.



Passar pelo TERREIRO DE JESUS, visitar algumas igrejas por ai, quem sabe pintar os braços de timbaleiras e la vamos nós circular pelo PELOURINHO. Tem que rodar bastante até chegar ao Casa de Jorge Amado e o largo da Igreja do Rosário dos Pretos. Ali do lado da igreja tem o restaurante do Senac, com comidas típcas da Bahia.

Se for uma terça feira é dia de benção no Pelô e tem muito batuque e animação no fim da tarde. Ver a bandinha do Olodum circulando pelas ruas é sensacional!!

Descendo o largo e subindo novamente passamos pelas escadarias do pagador de promessas, escadinha boa para subir e descer e gastar bastante energia!

Depois dali, é passar pelo Convento do Carmo

Dar uma descansada e tirar fotos nos batentes das portas, com nosso recém adquirido chapéu de cangaceiras!

E posar para muitas fotos pelos becos do Alto do Carmo. Sim, era ali que vivia Beto Falcão e sua familia, naquela novela da globo Segundo Sol.


Ai então é hora de retornar tudo até o elevador Lacerda e fechar o passeio com um bom sorvete na Cubana, no elevador Lacerda, e escalar as letras de Salvador e aproveitar a paisagem lá de cima!

Se ainda tiver energia, vale dar um pulo em um dos restaurantes da marina. Ali também vale ver o por do sol no Solar do Unhão e visitar o museu ao lado.

Outros passeios que também valem muito a pena são, visitar a igreja do Sr. do Bonfim, e lá amarrar sua fitinha com seus pedidos, e ali próximo, o forte de Monteserrat. Vale a pena também pegar o fim de tarde no Bonfim para ver o por do sol do forte de Monteserrat ali perto.

Almoçar uma bela moqueca no Ki-Mukeka em Itapoã e ver o farol ali perto!

Almoçar uma carne do sol na Porteira no dique do tororó e de lá assistir um jogo do BAEEEA na Arena Itaipava Fonte Nova

Confere aqui todos os posts relacionados a Salvador:



LITORAL NORTE E PRAIAS

Agora vamos falar das lindas praias ao norte depois do aeroporto. Mis próximo a Salvador, a barraca do Lôro em Stella Maris ou Flamengo.

Mas os nossos paraísos mesmo são Arembepe, Interlagos, Guarajuba e Praia do Forte e se quiser seguir adiante pela linha verde tem outras várias opções de praias Itassimirim, Sauípe, Barra do Itariri e ao fim, já na divisa com Sergipe, Mangue Seco, que já visitamos e fizemos um post sobre a visita.

AREMBEPE

Um verde incrivel, piscininhas a perder de vista com todos os tipos de bichos! Uma plantação de ouriço do mar. Uma vila interessante, vale passar o dia por lá e almoçar no restaurante Mar Aberto. Mas em geral aos fins de semana e em especial aos domingos Arembepe fica bem cheia e bem bagunçada, então para ter o filé da praia, escolha dias mais calmos e a maré tem que estar baixa.

INTERLAGOS

Em Interlagos é lindo ver o por do sol nos lagos e o nascer da lua do outro lado no mar, tudo ao mesmo tempo. Mas é um condomínio fechado de dificil acesso. Uma opção para alugar casas para veranear.


PRAIA DO FORTE


Uma praia linda com uma vila bonitinha e uma igrejinha, à que fomos batizadas, e o projeto Tamar para ver tartarugas. A vila tem bastante opção para a noite, inclusive a balada da Fridha Kalo. Nós sempre viemos passear por aqui, ou até mesmo passar uma temporada ou reveillon. Ótimas opções de casa para alugar para veranear

GUARAJUBA

A nossa favorita, piscininhas incriveis que não precisamos mais nada. Todo verão na Bahia passamos por Guarajuba. É um condomínio com acesso público e certas áreas restritas. Não há vila nem opção noturna, exceto pelo comércio e shopping na entrada do condomínio, mas é bem pertinho da praia do forte e passeamos por lá.

Este ano passamos o reveillon lá e eu Marina, consegui virar oa noite até o sol nascer. Um feliz 2019 para todos, namasté.

Por fim um registro dos nossos momentos #primaiadareunida com a nossa querida bisa centenária






bottom of page