top of page

De Sampa a Salvador de carro (2020 e 2021)

Uma vez que descobrimos as maravilhas de desbravar este Brasil por terra não paramos mais. Hoje vamos organizar o roteiro das nossas viagens de Sampa a Salvador de carro. Fizemos duas vezes, no verão de 2019-20 e 2020-21. Viagens incríveis cujas estradas não cansam.


Dentre os trajetos mais curtos de Sampa a Salvador há a opção de fazê-lo pela BR 116, cortando por Minas Gerais até o estado da Bahia ou pela BR-101 passando pelos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. É possivel fazer estes trajetos numa puxada em apenas 2 dias e uma noite. Pela BR-101, pode-se pernoitar no limite de rodagem do primeiro dia que seria por volta da cidade de São Mateus no Espírito Santo, quase divisa com a Bahia, já bem tarde da noite. No segundo dia, chega-se à Bom despacho na ilha de Itaparica pelo fim do dia.


Mas se tiver um pouco mais de tempo, tente fazer este trajeto em pelo menos quatro dias, te dará espaço para dormir em locais interessantes e se sair bem cedo para a estrada, dirigir umas 8h por dia, chega-se aos locais antes das 15h para aproveitar o fim de tarde e uma noite em um local aprazivel. Assim, você programa o retorno para então gastar bastante tempo nas paradas e explorar muito.


Aqui vamos dar nossa sugestão de roteiro de IDA e VOLTA.


Algumas DICAS importantes:

  1. Bom sair cedo, para evitar o transito local na saida e pegar sol menos quente, para ainda chegar em tempo para aproveitar. Mas apenas vale para aqueles que conseguem acordar cedo e não tem sono de manhã. Sair cedo significa pegar estradas as 6h no máximo as 7h

  2. Muito mais tranquilo dirigir aos domingos, menos trânsito local próximo as cidades, menos caminhões, portanto estique bastante nestes dias. Mas atenção fica atento aos fluxos de volta de feriado e fim de semana em trechos de praia e grandes cidades

  3. Atenção aos radares pegadinha, muitos que aparecem do nada, numa reta, e o limite é 40km/h, principalmente no RJ, estes rendem àquelas multas e pontos pesados. O waze ajuda a estar atento à eles.

  4. Enfrente as estradas de barro com vontade, é no fim delas que estão os paraísos!

  5. Atenção nas lombadas, muitas vezes tem os loucos que ultrapassam as cegas, você tem que estar atento para desviar. E sem contar as lombadas (quebra-molas) e os buracos, estes últimos já mais escassos mas ainda existentes, principalmente no estado da Bahia.

  6. Peça informações nos postos e confirme suas rotas. Muitas vezes waze e google maps ignoram estradas muito boas, como a da Veracel para Santo André/Belmonte. Ou nos deparamos com estradas de barro fora do roteiro.


IDA

Não queriamos fazer a ida num esticada só pois seria muito cansativo para as crianças e não daria para aproveitar nada. Tampouco tinhamos muito tempo para curtir o roteiro pois tínhamos que chegar a Salvador para o Natal. Então montamos o nosso roteiro de IDA numa esticada factivel, ou seja, 3 noites e 4 dias, que nos dava a flexibilidade de escolher paradas atrativas e que conseguíamos aproveitar um pouco.




O ROTEIRO


DIA 1 - São Paulo - Arraial do Cabo - Búzios - Macaé (A para B no mapa)


A parada em Macaé é estratégica para visitarmos nosso tio Hugo, mas incluir os atrativos Arraial do Cabo e Búzios como paradas vale muito a pena. Você não precisa ir a Macaé, faça o primeiro pernoite em Búzios e não deixe de passar por Arraial do Cabo (e Cabo Frio se der).


Saimos de Sampa umas 06:30 da manhã, perfeito para enfrentar a marginal Tietê livre e logo pegar estrada. Pegar trânsito na saida é queimar na largada. Esticamos direto sem paradas nem pit-stops até Magé no estado do Rio, pois precisávamos abastecer. Dica importante: Usar o anel viário do Rio de Janeiro pode ajudar, mas o entrocamento de volta na BR-101 em Itaboraí é um suplício também, checa a rota no waze! Este sem dúvida é um dos piores trechos da viagem, cruzar a cidade do Rio de Janeiro, tente fazê-lo em dias/horários favoráveis. Em geral temos dado sorte e pouco trânsito.


Chegamos as 14:30 direto a praia do pontal do Atalaia no Arraial do Cabo. Estávamos famintos e tivemos que nos contentar com os petiscos que tinhamos no carro e algumas comidas não tão interessantes vendidas na praia. Tudo valendo a pena para curtir aquela praia incrível de areia branca, mar verde esemeraldo, e gelado, é claro. O pontal do Atalaia, uma das praias mais bonitas do Brasil fica numa ponta isolada de Arraial do Cabo. Os carros ficam estacionados ao longo da via, e como hoje, paramos bem distante do acesso da praia, a praia estava bem cheia. Para acessar a praia existem umas escadas.


Não temos muitos detalhes de dicas em Arraial do Cabo, mas lá o principal atrativo é o Pontal do Atalaia, a Praia do Forno e o passeio de barco. Vale dar uma passadinha também em Cabo Frio. Mas para Búzios, você tem alguns posts nossos com algumas dicas:



Depois de nadar muito e brincar com as gaivotas partimos para búzios. Conseguimos chegar em tempo para curtir a Golden hour na orla Bardot e jantar na Rua das Pedras.

Pernoitamos em Macaé na casa do tio Hugo.


DIA 2 - Macaé - Vitória - Itaúnas (B para C no mapa)

Partimos novamente bem cedo, antes das 7h, para render o dia de estrada. Neste trecho inicial é importante planejar o horário que atravessará a cidade de Campos. Infelizmente ainda não há anel viário na cidade e cortar Campos no horário errado atrasa e estressa bem a viagem. Entramos em Vitória, por volta das 13h, apenas para buscar mais um passageiro da expedição no aeroporto e continuamos a estrada até Itaúnas, que chegamos por volta das 16h, em tempo apenas para correr para as dunas e apreciar o belíssimo por do sol de lá. O trecho final para chegar em Itaunas ainda estava de barro, mas o asfalto estava para chegar logo.


Ao passar por Vitória veja a melhor rota no waze, se possiível passe pela cidade e cruze a ponte para pelo menos ver a bela capital do Espírito Santo. Nós não paramos pois já conhecemos bem, veja neste post algo sobre Vitória, Guarapari e outras localidades no Espírito Santo se quiser fazer paradas por aqui. Se não quiser parar em Vitória, tente passar por ai em dias tranquilos (domingo se possível, a melhor opção), o anel viário costuma ter muito tráfego e congestionamentos até depois de Serra.


A noite o centrinho de Itaúnas é bacana com boas opções de restaurantes e docinhos e se der sorte vai rolar um forró e uma xiboquinha.

DIA 3 Itaúnas - Itacaré (C para D no mapa)

Novamente saímos cedo e a esticada foi longa, apenas uma parada bem rápida para almoço na estrada no município de Camacan. Conseguimos chegar em Itacaré também em tempo para pegar uma prainha de fim de tarde e apreciar o por do sol da ponta da praia das Conchas.


Após Camacan atenção ao tanque de gasolina, ali não há muitos postos e passamos um aperto por ali.


Itacaré é uma praia diferenciada no litoral da Bahia, pois possui um litoral mais recortado com um pouco mais de relevo o que divide as suas praias e acessos além de umas caichoeiras para visitar. Nesta parada rápida, optamos por nos hospedar num flat ali na praia das Conchas, bem próxima a rua comercial. Aproveitamos a praia e o por do sol da ponta da praia das Conchas e a noite um bom passeio pela rua principal.


DIA 4 - Itacaré - Salvador (D para E no mapa)

A idéia era aproveitar uma praia em Itacaré antes de partir para Salvador, mas choveu. Então por voltas das 10h pegamos estrada. Fizemos uma rápida parada em rota na Cachoeira de Pancada Grande e seguimos para Bom Despacho em Itaparica.


Dica importante: Pleaneje a rota e compre o ferry boat com hora marcada, chegamos lá e tinha uma fila razoável que nos tomaria umas duas horas se não houvéssemos reservado a hora. Tomamos o ferry das 14h e as 15h chegamos em Salvador.


VOLTA 2020


Guardamos para a volta o melhor do roteiro, tinhamos tempo para explorar e curtir. Importante que o roteiro não é exaustivo, tem muito mais a visitar neste trajeto, tentaremos deixar as dicas de outros lugares que não fizeram parte deste roteiro. Ao fim do post apresentamos a rota de 2021.


Trecho 1 - Salvador - Itaparica (A para B no mapa)

O primeiro trecho é muito simples, basta reservar sua hora no ferry boat de Salvador e atravessar para a Ilha de Itaparica, de lá dirirgir uns 30 minutos até a praia de Itaparica. Esta praia parou no tempo e mantem o lado pitoresco de muitos anos atrás, quando famílias tradicionais de Salvador vinham veranear por aqui. As famílias continuam por aqui e conseguiram manter o ar bucólico deste lugar. Vale muito uma visita.



Trecho 2 - Itaparica - Atracadouro - Gamboa do Morro de São Paulo (B para C no mapa)


Um trajeto de umas 3h que cruzamos toda a ilha de Itaparica. Bom escolher um dia que não seja fim de semana pois o trânsito na ilha pode ficar bem chato. Um pouco antes de chegar a Valença tem o acesso ao Atracadouro, basicamente alguns vários estacionamentos para deixar o carro e pegar os barcos que fazem o transporte para a ilha de Tinharé, onde fica a famosa Morro de São Paulo. Não precisa reservar estacionamento, é só chegar e deixar o carro e também não precisa comprar antecipado os barcos.


Nós somos frequentadoras assiduas de Gamboa do Morro, pois nosso tio tem uma casinha incrível lá. Então há alguns posts com dicas sobre as duas ilhas de Tinharé e Boipeba. Uma coladinha na outra. De Valença ou Atracadouro (mais perto e mais rápido, ideal para quem chega de carro) saem barcos para Gamboa e Morro de São Paulo e Boipeba. Para chegar a Boipeba de Morro de SP (ou Gamboa) você pode contratar um taxi 4x4.

Temos vários post relacionados a Ilha de Tinharé e Boipeba, comece por este: Gamboa, Morro de São Paulo e Boipeba


Trecho 3 - Gamboa do Morro de São Paulo - Atracadouro - Santo André de Cabrália (C para D no mapa)

Saimos cedinho, pegamos o primeiro barco para o atracadouro para hoje pegar uma longa estrada para Santo André de Cabrália. Paramos apenas para almoçar, já próximo ao acesso a estrada da Veracel que liga a BR-101 ao município de Cabrália. Chegamos em Santo André no meio da tarde.



Dicas extras: Neste longo trajeto passamos direto em várias grandes opções de paradas como Peninsula de Maraú e Barra Grande, Itacaré e Ilhéus. Tem também a Ilha de Comandatuba que dizem que só vale a pena o resort, não conhecemos.


Em nosso roteiro de 2021 incluimos Barra Grande na Península de Maraú no roteiro, veja no fim dest post.



Trecho 4 - Santo André de Cabrália - Porto Seguro (D para E no mapa)


Logo ali em Santo André pegamos a balsa que cruza o rio São João de Tiba e já estamos em Cabrália. De Cabrália a Porto Seguro é um trecho bem curto mas cheio de atrações, confira os detalhes dos atrativos nos posts de Santo André e Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro


Trecho 5 - Porto Seguro - Trancoso (E para F no mapa)

Um trecho também muito curto, pode ser feito pela balsa até Arraial da Ajuda, que para gente não funcionou pois tinha muita fila, então fizemos a volta pela estrada que pelo tempo compensa e seguimos direto a Trancoso.


Em nossa viagem de 2021 (veja a rota e detalhes no fim deste post) incluimos algumas outras paradas no roteiro como pernoitar em Caraíva e Arraial d´Ajuda, vejam os posts relacionados:


Trecho 6 - Trancoso - Cumuruxatiba (F para G no mapa)

Saimos de Trancoso retornando a BR-101 por Eunápolis saimos dela no acesso para Cumuruxatiba e desviamos antes para passar pela ponta do Corumbau antes de terminar o dia em Cumuruxatiba. Longas estradas de terra fáceis de rodar.

Veja nosso post sobre Cumuruxatiba.


Em 2021, aproveitamos para logo ali pouco antes de Itamaraju, entrar no Parque Nacional do Monte Pascoal e subir o Monte. Conhecê-lo por completo antes mesmo de estudá-lo nos livros da história do Brasil e também acampamos em Corumbau. Confere a rota no fim da página.


Trechos 7 e 8 - Cumuruxatiba - Santa Teresa - Macaé (G - H - I no mapa)

Saimos de Cumuruxatiba no primeiro dia que choveu em todas as nossas férias, ainda bem, melhor pegar uma longa estrada na sombra. Passamos por Prado, tomamos café da manhã em Caravelas e depois de uma breve visita ao Centro de Visitante de Abrolhos pegamos estrada.


Abrolhos é uma parada que tentamos em 2020 e 2021, mas nunca conseguimos viabilizar o tour de bate-volta de um dia ao arquipelágo no dia que passariamos por Caravelas. Então seguimos com esta pendência de registro de viagem!


Hoje uma longa rota e muita chuva na estrada. Pernoitamos por acaso na pequena cidade serrana de Santa Teresa no Espírito Santo e seguimos por mais um dia longo de estrada e chuvas até chegarmos em Macaé.


Trecho 9 - Macaé - Barra do Piraí (Vale do Café) (I - J no mapa)

Depois de um dia curtindo o tio e os primos seguimos para o Vale do Café. A proposta inicial era Angra dos Reis mas a previsão de chuvas nos fez mudar o roteiro. Fizemos Macaé - Volta Redonda, para encontrar nosso pai que veio de ônibus de São Paulo e lá pernoitamos. No dia seguinte partimos para explorar o Vale do Café.


Veja nosso post sobre o Vale do Café.


Trecho Final - Vale do Café - São Paulo (Trecho J - A no mapa)

Depois de 4h de estrada, finalmente chegamos ao nosso lar em Sampa, fim de viagem, fim de férias!




VOLTA 2021


Em 2021 repetimos o roteiro de retorno a Sampa com pequenas alterações, confere a rota:



Trecho 1 - Salvador - Barra Grande, Península de Maraú (A para B no mapa)


Devido a pandemia suspenderam o agendamento de horário do ferryboat então pegamos 2h de fila. Se já não houvessemos combinado dar uma passada em Itaparica para ver as primas, compensaria ter dado a volta na baia e seguir direto a Barra Grande. Avalie suas opções ao sair de Salvador, ou pegar o ferry com hora marcada ou não exite, faça a volta pela BR, passando por Feira de Santana até Santo Antônio de Jesus e siga rumo ao sul.


Depois de uma manhã de curtição em Itaparica, saimos por volta das 15h já preocupados para não pegar o trecho da estrada que entra na península de Marau a noite, que não é asfaltada. Mas não teve jeito, entramos na estrada e já escurecia, após 5min de estrada, fura o pneu. Felizmente estavamos bem próximos a um vilarejo com uma borracharia bem ocupada, ali já paramos e nem precisamos colocar o step, o macarrão já resolveu o problema. No dia seguinte faríamos a vulcanização em Barra Grande para seguir a rota tranquilos.


Confira o post sobre Barra Grande!


Trecho 2 - Barra Grande - Santo André de Cabrália (B para C no mapa)


Repetimos Santo André este ano para o papai conhecer, e a novidade é que desta vez visitamos Belmonte e outros locais. Veja no post Santo André e Santa Cruz de Cabrália


Trecho 3 - Santo André de Cabrália - Arraial D'Ajuda (C para D no mapa)


Este ano para variar incluímos Arraial d´Ajuda na rota. Sempre preterida em relação a Trancoso e Caraiva, Arraial ainda tem seu charme e badalação e vale muito a parada. Veja o post.



Trecho 4 - Arraial D'Ajuda - Caraíva (D para E no mapa)

De Arraial seguimos para Caraíva, mas desta vez sem bate volta, vamos dormir lá na pousada Canto do Sabiá da tia Eliana e curtir um pouco mais. Veja o post.


Trecho 5 - Caraíva - Trancoso (E para F no mapa)

Regressamos para Trancoso pois a galera estava chegando, o papai de avião e o Tio Hugo de carro com a primaiada desde Macaé com seu hot wheels, um BMW que sofreu nas estradas de Trancoso.

Confere o post.


Trecho 5 - Trancoso - Corumbau (F para G no mapa)

Hora da despedida, papai retorna pra Sampa o deixamos no aeroporto de Porto Seguro, pernoitamos em Porto Seguro e cedo saímos rumo a Ponta do Corumbau, mas antes com uma parada estrtégica para subir o Monte Pascoal, que tem o acesso fácil pela BR pouco antes de chegar a Itamaraju. Depois da subida, fizemos a volta pelo parque nacional pelas estradas de barro e fazendas de gado. Nos perdemos bastante, mas era só "arrudear" o monte e não tinha erro, belo visual. Chegamos um pouco mais tarde que o previsto a ponta do Corumbau mas em tempo para encontrar os primos que vieram de Caraiva num passeio de buggy pela praia.


Este passeio desde Caraiva vale muito a pena e compensa a volta que se dá para chegar de carro até Corumbau. Então avalie fazer apenas o passeio de Caraíva a Corumbau e depois de Caraiva já siga direto para Cumuruxatiba, parando no caminho para subir o Monte Pascoal se quiser.


Veja o post sobre Corumbau e o Monte Pascoal.


Trecho Final - Corumbau - Macaé - Angra dos Reis - São Paulo (H para J no mapa)

O trecho final seguimos de Ponta do Corumbau percorrendo a orla de Cumuruxatiba e pernoitamos em Teixeira de Freitas onde tínhamos parentes para visitar, mas a pandemia não deixou. Então tocamos a estrada até Macaé onde nos encontramos com nossos primos e na sequência seguimos para Angra, onde papai e os tios nos aguardavam para curtir o feriado de 25/01 e nos despedirmos de nossas férias com três dias incríveis na Ilha Grande.




RESUMÃO


Enfim, vamos colocar aqui na sequência de artigos e posts todas as opções de parada de Salvador a Sampa para você se planejar:


Bahia:

Abrolhos


Espírito Santo:

Itaúnas


Rio de Janeiro:

Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio

De Búzios, uma esticada de 8h chega em São Paulo, não querendo ir direto há diversas opções de paradas que já experimentamos, e listamos abaixo, no estado do Rio de Janeiro:


E por último quando já tiver explorado bem o litoral, deixamos aqui a sugestão da volta de Salvador a Sampa desbravando a Estrada Real de Minas Gerais, que fizemos em 2022


E outros roteiros de carro pelo Brasil:


Se quiser esticar além da Bahia:


E por fim, mas ai, tem que chegar de avião mesmo:

© 2015 por AVENTURA MIRIM. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page