Férias nos Balcãs

Decidimos explorar um canto da Europa ainda não explorado pelos nossos pais e com a vantagem de custos mais baixos, em paridade com o bolso em real, fora da zona do Euro. Países que ainda não alcançaram o glamour Europeu na lista de viagem dos brasileiros, afinal não cruzamos com nenhum pela nossa rota (só na Grécia, claro), mas que possuem uma diversidade de atrativos e claro, muita história.

Usamos como base de saida Sofia na Bulgaria, por facilidade de vôo, pela low-cost Wizz Air direto de Paris (Aeroporto de Beauvais) que nos custou ida e volta para toda a familia apenas 420 Euros. Em Sofia alugamos um carro para percorrer o nosso trajeto, que fariamos em 18 dias. Para o aluguel do carro, haviam diversas opções, o que complicava eram as restrições e taxas para o "Cross border" já que sairiamos da Bulgaria e cruzariamos fronteira com outros 5 países. Nenhuma das empresas por exemplo autorizou o cross border para Kosovo, este tivemos que fazer de ônibus de Skopje, na Macedônida do Norte.

De cara o roteiro parecia bem corrido, tinhamos receio da qualidade das estradas e quão cansativo ficaria circular tanto e trocar de hotel praticamente todas as noites. Mas foi totalmente factivel. Alguns dias mais puxados, outros que permitiam um maior descanso. Ao todo rodamos 3500km, quase que 200km por dia, bem ok. Era verão e os dias longos permitia-nos aproveitar bastante.

Paris

Chegamos a Europa por Paris, o papai e a mamãe tinham reunião da escola onde estudaram. Passamos alguns dias em Paris, Saint Germain e Fontainebleau nos divertindo com muitos amigos. Em Paris, que já haviamos estado algumas vezes passamos pelo La Defense, a Torre Eiffel, a pirâmide do Louvre, um parque áquatico maneiro com os amigos, jantar com os amigos no Quartier Latin, Loja da Stranger Things na Champs Elisée (incrível), ainda o castelo de Luis XV em Saint Germain e partiu Amsterdam, onde apenas fizemos uma escala.

Amsterdam

Foi apenas uma escala com pernoite, até pretendíamos dar uma circulada em Amsterdam, mas como não era novidade, nem rolou, foi só hotel e aeroporto mesmo, mas olha o antes e depois do aeroporto de Amsterdam:

Bulgária

Uma linda surpresa em nosso roteiro de 5 dias pela Bulgária, lindos girassóis por todos os lados. Nossas experiências pela Bulgária foram diversas: Nadar no mar Negro e conhecer Nesebar, a cidade histórica, fechando o dia com a badalação em Sunny beach. Curtir a vibe de uma badalada sexta-feira a noite em Plovdiv. Explorar o Parque Nacional das montanhas de Rila, com os seus 7 lagos e o lindo monastério e por fim, conhecer Sofia a capital. Confere o nosso post. Bulgária, o país dos girassóis

Grécia

Uma farra na praia em Chalkidiki, conhecer a segunda maior e também imponente cidade da Grécia, Tessaloniqui, o ápice de toda a nossa viagem, escalar o Monte Olimpo e encontrar Zeus e por fim se surpreender com os monastérios de Meteora. Confere o post: Grécia

Albânia

Foi uma grande surpresa, mas tínhamos grande expectativas. Uma diversidade incrivel de atrativos, hoteis históricos, aconchegantes e super baratos, culinária que agradou, uma riviera mediterrânea com praias azul turquesa e muita badalação, ou não. De cara a histórica e patrimônio da Unesco Girokaster, depois o Blue eye, um fervedouro de águas limpíssimas e geladas. As praias lindas de Ksamil e Dhermi e a badalação em Saranda. A linda Berat e seu castelo, com o melhor hotel de nossa viagem, o Hami i Xhablatit, apenas 75 euros a diária do quarto quadruplo. Alguns bunkers pelo caminho e a capital Tirana para fechar. Confere o post: Albânia, divertida supresa

Macedônia do Norte

Talvez tenhamos separado pouco tempo para este pais, pois ele não é muito grande, mas nadar nas aguas cristalinas do lago Ohrid em Trpejca foi demais, o lago em si, é lindo, desde o monastério Sveti Naum na fronteira com a Albânia, até Ocrida a cidade badalada do lago, onde curtimos um lindo show de dança dos paises dos Balcãs. Por fim, nos surpreendemos com Skopje a cidade é linda e não lhe faltam estátuas, muitas por todos os lados. Confere o post: Macedônia do Norte

Kosovo

Fizemos um bate-volta de ônibus de Skopje, passamos umas 3 horas rodando pela capital Pristina e tendo uma pequena noção do que seria este país recém-nascido, fundado em 2007 e ainda nem reconhecido pela ONU. Confere o post: Kosovo, o recém-nascido

Sérvia

Também só tivemos um dia para um gostinho da Sérvia, na terceira maior cidade do pais, Nis, que fica ao sul. A cidade em si, está longe de ter a imponência das capitais que visitamos, mas foi muito interessante conhecer a Cele Kula, Torre das Caveiras e visitar o campo de concentração da Red Cross. Confere o post: Um dia pela Sérvia