Na rota da Estrada Real em MG, férias de verão 2022

Este ano resolvemos mudar a rota para voltar de Salvador depois das festas de fim de ano. Resolvemos explorar o estado de Minas e seguir a rota da #estradareal. Depois de um Reveillon bacana com os amigos explorando Sergipe e Alagoas, descemos direto de Piranhas em Alagoas para Itaetê na Bahia onde seria a primeira parada da nossa rota. Para o planejamento vale estudar um pouquinha a história da Estrada e ver o seus caminhos. Existe um site muito bacana que traz toda a informação da Estrada Real, você pode até pedir o seu passaporte para carimbar todos os trechos da Estrada Real que visitar. Nós fizemos nesta viagem boa parte do Caminho dos Diamantes e uma parte do Caminho velho. A outra parte do caminho velho fizemos em outra viagem por MG o ano passado, nest post.

Estas são as cidades que já fizemos no circuito da #estradareal, seja nesta viagem ou em outras.

Caminho dos Diamantes:

Catas Altas

Mariana

Ouro Preto

Mas nosso roteiro incluiu desta vez umas paradas adcionais além da estrada real, também bem interessantes.

Dividimos em trechos, as letras no mapa estão indicadas nos () e as paradas contadas são os pernoites.

BAHIA

MINAS GERAIS

De volta a SP.

PARADAS #1 e #2 - Além da Chapada Diamantina - Itaetê (A) e Rio de Contas (B)

1 noite Itaetê, 3 noites em Rio de Contas

A primeira parada e pernoite foi em Itaetê com o objetivo de conhecere a Cachoeira do Herculano, o que não aconteceu, então seguimos direto e pernoitamos 3 noites em Rio de Contas na Bahia, que também tem um trecho de #estradareal do período de exploração do Ouro. Confira o detalhe deste trecho no post: Além da Chapada Diamantina em Rio de Contas

PARADA #3 - Itacarambi (A) e PARNA Cavernas do Peruaçu

2 noites em Itacarambi

Depois de 9 horas de estrada por BR em péssimas condições, muitos buracos, os últimos 8km de muita lama, atravessamos o Rio São Francisco para chegar em Itacarambi. Confira os detalhes da visita ao PARNA Cavernas do Peruaçu no post: PARNA Cavernas do Peruaçu

PARADA #5 e #6 - Diamantina (C), Sêrro (D) e Milho Verde

2 noites em Diamantina e 1 noite em Sêrro

Depois de um pernoite (a parada #4) em Montes Claros para troca de equipe, papai vai embora, chegam os primos AnaLu e Murilo e partimos para Diamantina começando nossa rota pela #estradareal, duas noites em Diamantina e uma em Sêrro. Infelizmente desviamos a rota da #estradareal e não passamos por São Gonçalo do Rio das Pedras, mas de Sêrro fizemos um bate-volta para conferir Milho Verde. Detalhes no post: Diamantina, Sêrro e Milho Verde

PARADAS #7 e #8 - Conceição do Mato Dentro (E), Lapinha da Serra (F) e Serra do Cipó (G)

2 noites em Lapinha da Serra e 1 noite na Serra do Cipó

De Sêrro, em uma hora já chegamos a Conceição do Mato Dentro, também na rota da #estradareal, nosso objetivo ali era apenas visitar a Cachoeira do Tabuleiro, que faz parte do Parque Estadual Serra do Intendente, embora o parque tenha outros diversos atrativos. Em seguida tomamos rota para a Serra do Cipó, que já conhecemos de uma viagem anterior a Minas, mas desta vez, queriamos conhecer a Lapinha da Serra, um lugar incrível, onde ficamos duas noites, a uma hora da vila da Serra do Cipó, que pernoitamos na volta antes de seguir a rota. Detalhes no post: Conceição do Mato Dentro, Serra do Cipó e Lapinha da Serra

PARADAS #9 e #10 - Santa Bárbara (A), Catas Altas (B) e o Caraça

1 noite em Santa Bárbara e 1 noite em Catas Altas

O fim de semana do aniversário do papai, duas noites em um pedaço tamém interessante da #estradareal, onde fica o Santuário do Caraça. Detalhes no post: Santa Bárbara, Catas Altas e o Caraça

PARADA #11 - Históricas Mariana, Ouro Preto e Congonhas

1 noite em Ouro Preto

Uma rápida passagem de uma noite em Ouro Preto para nosso primos conhecerem as cidades históricas. Detalhes no post: As históricas Mariana, Ouro Preto e Congonhas

PARADA #12 - São João del Rey, Tiradentes e Bichinho

2 noites em Tiradentes

Avançando mais um pouco pela #estradareal mais um canto muito interessante de Minas a explorar, um trio de peso. Uma tarde em São João del Rey, duas noites em Tiradentes, com um bate-volta a Bichinho que fica ali perto. E ainda tivermos o passeio da Maria Fumaça de S.J. del Rey a Tirandentes. Os detalhes no post: São João del Rey, Tiradentes e Bichinho

PARADA #13 - Ibitipoca

2 noites em Ibitipoca

Já desviando da rota da #estradareal mas valendo a pena a parada para conhecer a charmosa vila e explorar as águas do Parque Estadual de Ibitipoca, uma delicia. Confere no post: Ibitipoca

PARADA #14 - Ilha Grande (não registrada aqui)

3 noites na Praia de Araçatiba

Desviamos da rota para levar nossos primos ao nosso paraíso da Ilha Grande e aproveitar o feriadão de 25/janeiro. Quer saber mais sobre a Ilha Grande? Já temos vários posts sobre ela! Nossa querida Ilha Grande em Angra

PARADA #15 - Paraty e Trindade

1 noite em Paraty

Ponto final da nossa rota da #estradareal foi em Paraty, aproveitamos um fim de tarde e no dia seguinte aproveitamos a praia do Cachadaço em Trindade já em rota de retorno para SP. Confere o nosso post antigo sobre Paraty: Algumas vezes que estivemos em Paraty

E assim concluimos nossa rota pela #estradareal